terça-feira, 14 de junho de 2011

5 coisas que você encontra no mundo inteiro

A globalização é fato consumado e nós convivemos com este fenômeno em nosso cotidiano. Várias marcas e produtos estão presentes em muitos países, e algumas destas podem ser encontradas praticamente em todo o mundo. Esses verdadeiros “gigantes” do comércio internacional atuam nas mais diversas áreas, desde tecnologia, produtos manufaturados em geral e alimentícios. LISTA DOS CINCO fala sobre coisas que, definitivamente, podem ser vistos em todos os continentes e só não há na Lua e em Marte porque a humanidade ainda não conseguiu estabelecer colônias lá.
05. Windows
Produzido em dezenas de idiomas diferentes, o sistema operacional da Microsoft é o mais utilizado do mundo. Pra quem não sabe, “Sistema Operacional” é o programa (sotware) que gerencia tudo instalado e une o computador (hardware) com o usuário. O Windows era inovador, pois possuía uma interface gráfica, que facilitava a manipulação de vários programas simultaneamente e interação de elementos da tela virtuais com o mouse - o que tornou seu manejo simples. Começou a ser desenvolvido pela empresa Microsoft em 1981 e inicialmente era um recurso gráfico para o MS-DOS, um antigo sistema operacional que trabalhava com comandos de texto – uma tela preta onde o usuário escrevia o que queria fazer. O registro da marca foi complicado, pois e palavra em inglês significa “janela”, vocábulo de uso muito comum. Foi totalmente desvinculado ao DOS apenas na versão Windows NT, em 1993. Sua popularidade no mundo deve-se ao enorme número de cópias piratas em circulação. Em 2011, última versão era o Windows 7.

04. Rotary Club
O que dizer de uma associação que possui cerca de 1,2 milhão de associados em 168 países e que usa 6 línguas como oficiais (Inglês, Francês, Espanhol, Português, Japonês, Alemão)? Esse é o Rotary Club, cujo lema "Dar de Si Antes de Pensar em Si". Como a própria frase transmite, o Rotary é um enorme grupo de empresários e profissionais que prestam serviços sociais em todo o mundo. Sua sede fica em Evanston (Illinois), nos EUA. Seu famoso símbolo - uma roda dentada que significa movimento, ação, rotatividade - encontra-se postada como uma escultura em diversas regiões do planeta. Em 2010-2011, a associação era presidida por Ray Klinginsmith.

03. Google
Impossível entrar na internet sem utilizar essa popular ferramenta de busca. Na verdade, a Google Inc. é uma empresa que apresenta diversos produtos informáticos voltados para a internet, como o Google Earth, Picassa, Orkut, Google Talk, Gmail, além de outras diversas aplicações. Foi fundado em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, dupla conhecida mundialmente como Google Guys (os caras do Google). Utiliza mais de um milhão de servidores espalhados pelo mundo e processa mais de um bilhão de pesquisas diárias. Quase toda a receita do empresa (cerca de 99%) vem da publicidade exibida em seus serviços. A enorme gama de produtos gera polêmica quanto a privacidade, pois alguns pesquisadores alegam que os interesses do usuário pode ser rastreado pela companhia. Algumas teorias da conspiração alegam que a firma pode perfeitamente rastrear tudo sobre o usuário; o Google pode saber onde você está e onde quer ir (Google Earth), o que você recebe via e-mail (Gmail), quem são seus amigos (Orkut), o que você fala (Google Talk), onde você navega (Google Chrome), o que você assiste (YouTube) e quais a suas idéias (Blogger e Blogspot)

02. McDonald’s
Franquia de lanchonetes famosa principalmente pelo sanduíche conhecido como Big Mac, é a segunda rede do mundo nessa área (perde apenas para e Rede Subway). Apesar se ser menor que a concorrente, o McDonald’s está totalmente inserido na cultura de massas contemporânea e é considerado um dos maiores símbolos do capitalismo. Os números da rede de lanchonetes impressionam: atualmente, vende cerca de 190 sanduíches por segundo no mundo e uma nova loja é inaugurada a cada 10 horas. Foi fundada em San Bernardino, Califórnia, em 1940, e possui mais de 31 mil lojas espalhadas em 120 países. Tão famoso quanto a marca é seu personagem temático, o palhaço Ronald McDonald. Segundo o livro Fast Food Nation, de 2001, 96% das crianças dos EUA sabem quem é Ronald. No Brasil, o ator Sandro Rocha – famoso por interpretar o Major Rocha no filme “Tropa de Elite 2” – já trabalhou em promoções do McDia Feliz.

01. Coca-Cola
Criada pelo farmacêutico John Pemberton em Atlanta, em 1884, a Coca-Cola inicialmente era chamada de “Pemberton’s French Wine Cola”. Sua fórmula consistia numa mistura de folhas de coca, grãos de nós de cola e álcool. Em 1886, os fortes movimentos anti-álcool nos EUA fizeram o criador mudar a fórmula e transformá-la em uma bebida sem álcool. Em seu primeiro ano, a Coca-Cola vendeu pífios 25 galões do produto, o que equivalia a 9 copos por dia ou U$ 50,00 de receita. Atualmente, a empresa está presente em 200 países do mundo e é um dos principais símbolos do capitalismo e imperialismo estadunidense. A Coca-Cola é uma das empresas que mais investem em publicidade – além de TV, são veiculadas inúmeras campanhas em eventos esportivos, shows musicais e no cinema. Porém, essa bebida sempre esteve cercada de muita polêmica. Uma antiga lenda urbana diz que o refrigerante é feito com folhas de coca e o fato sempre foi negado com veemência pela empresa. Porém, a agência antidroga peruana DEVIDA disse que a companhia compra 115 toneladas de folhas da planta do país, além de 105 toneladas da Bolívia. Até o presidente boliviano Evo Morales já afirmou que a gigante estadunidense usa folhas de coca na produção do refrigerante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário