quarta-feira, 3 de agosto de 2011

5 famosos atores de séries antigas: por onde andam?

As séries produzidas nos EUA fazem sucesso no Brasil faz algumas décadas. Muito antes de sucessos recentes como “Lost” ou “The Big Bang Theory”, vários shows (nos EUA, assim eles costumam chamar esse tipo de programa) fizeram muito sucesso na TV nacional em versões dubladas. Alguns desses personagens ficaram eternizados na memória do telespectador brasileiro e vários desses atores simplesmente desapareceram da mídia nacional. LISTA DOS CINCO viaja no espaço e no tempo e mostra por onde andam alguns desses intérpretes estadunidenses que ficaram famosos no país.
05. Beakman (“O mundo de Beakman”)
O cientista maluco Beakman foi interpretado pelo ator estadunidense Paul Zaloom e o seu programa, “O mundo de Beakman”, foi gravado nos EUA entre 1993 e 1998. O show mostrava a ciência de maneira descomplicada e divertida. O protagonista era auxiliado pelo rato Lester (interpretado pelo já falecido ator Mark Ritts) e por uma jovem assistente feminina. No Brasil, passou inicialmente na TV Cultura (1992 até 2002), com uma breve passagem pela Rede Record em 2007. Em 2011, a TV Cultura voltou a exibir o programa. Seu protagonista Paul Zaloom (nascido em 1951 em Garden City, Nova York, EUA,) é assumidamente gay e tem uma filha chamada Amanda. Ele é expert em marionetes e ator infantil, e continua a atuar em peças teatrais para crianças. Chegou a produzir dois fimes: um pseudodocumentário (filme apresentado como real, mas na verdade é fictício) chamado “In Smog and Thunder: The Great War of the Californias” e o segundo intitulado “O inferno de Dante”, uma comedia apresentada como um teatro de bonecos.

Paul Zaloom como Beakman...

 
... Paul Zaloom na atualidade.

 04. Bud Spencer & Terence Hill
A dupla italiana fez muito sucesso no Brasil principalmente na “Seção da Tarde” dos anos 80 em filmes como “Meu nome é Trinity” (1971), “Dois Super Tiras em Miami” (1985), “A Volta de Trinity” (1994) e ”Os Encrenqueiros” (1994). O nome real de Terence Hill é Mario Giuseppe Girotti; nasceu em Veneza, Itália, em 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial, viveu na vila de Lommatzsch, Alemanha. Era filho de um químico italiano e sua mãe era alemã. Já Bud Spencer foi batizado como Carlo Vicente Pedersoli, nasceu em Nápoles, Itália, em 1929. Foi um exímio nadador e tem em seu currículo participações nas Olimpíadas de 1952 (Helsinque), 1956 (Melbourne) e 1960 (Roma). Começou a ficar famoso ao atuar em filmes Western italianos. Atualmente, Terence Hill continua a trabalhar em filmes e na TV italiana e é protagonista da série “Don Matteo”, da Rede RAI; já Bud Spencer está aposentado.
A dupla Bud Spencer & Terence Hill nos tempos áureos....



... e a dupla italiana nos dias de hoje.

03. MacGyver (Profissão: Perigo)
Quem nasceu nos anos 80 deve se lembrar do destemido MacGyver, um agente secreto que não usava armas e resolvia tudo apenas com um cliclete, um grampo e um pouco de saliva. No Brasil, a série ficou conhecida como “Profissão: Perigo” e foi sucesso em sua exibição na Rede Globo, principalmente nos anos 80. Nos EUA, ”MacGyver” – o nome original da série – foi produzida entre 1985 até 1992 e tinha como protagonista o ator Richard Dean Anderson (nascido em 1950 em Minneapolis, EUA). Quem gosta de séries de ficção científica pode ver o ator no show “Stargate SG-1”, que foi ao ar pelos canais fechados Showtime (da 1ª até 5ª temporadas) e SyFy (da 6° até 10ª temporadas), entre 1997 e 2007. Ele participa de causas humanitárias e faz parte de uma ONG (é defensor da vida marinha e membro da Sea Shepherd Convervation Society). Atualmente vive com sua família em Malibu, na Califórnia). Em 2011, apareceu em alguns episódios do drama “Fairly Legal”.


MacGyver em "Profissão: Perigo"...

... Richard Dean Anderson na Comicon, em 2008
02. B.A. (“Esquadrão Classe A”)
Se hoje o cabelo moicano do jogador Neymar é moda, é repetição do que esteve na cabeça do povo nos anos 80 durante a exibição da série “Esquadrão Classe A”. Um dos mais populares personagens daquela série era o truculento B. A. Baracus - um negro forte e alto com o inconfundível corte moicano na cabeça. O personagem foi vivido por Mr. T (nascido Laurence Tureaud em Chicago, EUA, em 1951), um famoso lutador de Wrestling (luta-livre) profissional. Na TV, viveu B.A. entre 1983 e 1986. Outro papel marcante foi o boxeador Clubber Lang no longa “Rocky III”. Em 2005, ajudou as vítimas do furacão Katrina. Fez diversas participações em programas de TV interpretando ele mesmo, como em “Blossom”, “Saturday Night Live”, “Os Simpsons” e “Johnny Bravo”, entre outros shows. Atualmente, apresenta o programa da BBC “World's Craziest Fools”.
 Mr. T hoje...

... e ainda como B.A., nos anos 80.
01.Blossom
A antiga Sitcom estadunidense ficou no ar entre 1991 até 1995 e foi sucesso de audiência. No Brasil, foi exibida a partir de 1997 e foi retirada e recolocada do ar inúmeras vezes pelo SBT de Silvio Santos. A comédia contava a história de Blossom Russo, uma adolesceste que vivia com seus dois irmãos e seu pai que era separado de sua mãe, e falava sobre o cotidiano de uma família média dos EUA. A protagonista da série foi a atriz Mayim Biali, nascida em San Diego, EUA, em 1975. Quando a série acabou, Biali se afastou das câmeras para cuidar da sua vida pessoal: é Ph.D em neurociência, casou-se e é mãe de dois filhos. Não deixou completamente a vida de atriz: chegou a participar da série Fat Actress e fez algumas aparições na renomada série The Big Bang Theory.
Na foto esquerda, Mayim Biali hoje; na foto direita, ela como Blossom (canto inferior direito)