terça-feira, 8 de maio de 2012

5 inesquecíveis personagens dos videogames

(CONEXÃO NPC - Para saber mais sobre o assunto, acesso o episódio 07 do Na Porteira Cast - A História dos Jogos Eletrônicos: http://migre.me/8Pu8Q)

A influência dos jogos eletrônicos se tornou tão forte na cultura popular que muitos personagens desse mundo virtual se tornaram conhecidos no mundo inteiro. Assim, seja herói ou vilão, alguns títulos criaram verdadeiras celebridades universais. Após um longo hiato, LISTA DOS CINCO está de volta e agora em sintonia com o podcast NA PORTEIRA CAST (www.naporteiracast.com.br) e estréia o CONEXÃO NPC. O NA PORTEIRA conta com episódios mensais. Dessa forma, publicaremos pelo menos dois posts sobre o assunto abordado no último programa. A regra então é a seguinte: o assunto do mês do podcast rende o assunto mensal do CONEXÃO NPC no nosso blog! E pra quem ainda não conferiu, ouça o NPC 07 – A História dos Jogos Eletrônicos (http://migre.me/8Pu8Q) e fique mais interado no assunto desta postagem. LISTA DOS CINCO apresenta agora 5 celebridades do mundo dos games, conhecidos e aclamados em todo o mundo. Nosso rol trás os personagens de maneira cronológica, não por nível de importância.

05. Pac Man
Esse simpático personagem de videogame já teve seu próprio desenho animado e estampou milhares de produtos em todo mundo, como chaveiros, camisetas, almofadas, entre outras “bugigangas”. Um dos ícones da cultura pop, Pac Man foi criado no Japão no início dos anos 80 pelo designer japonês Toru Iwatani e se inspirou em algo bastante inusitado: uma pizza! Segundo diz a lenda, numa reunião com os amigos, ele percebeu que tal prato italiano sem uma fatia se assemelhava a uma boca aberta. O nome é uma homenagem a um personagem muito popular no Japão chamado Paku. Foi lançado no Jação como Pakkuman, e nos EUA chegou com o nome de Puck-man. Porém, nos arcades que carregavam o jogo, alguns usuários das maquinas alteravam a letra “P” pela letra “F”, o que resultava num palavrão na língua inglesa (use sua imaginação...). Segundo a lista “Os 100 melhores games já feitos na história”, publicada pelo site “themachineofgame.com” em 2010, está na posição de número 19.

04. Mário
Considerado por muitos especialistas como o maior personagem do mundo dos games de todos os tempos, Mario é criação do “guru” japonês Shigeru Miyamoto e foi lançado pela empresa Nintendo em 1981. Sua primeira aparição foi no jogo “Donkey Kong”, ainda no Atari, quando era conhecido como Jumpman. Teve seu nome alterado no escritório da Nintendo nos EUA, que o rebatizaram em homenagem a um funcionário italiano da empresa que se chamava Mario Segalli. Os amigos de trabalho achavam Segalli muito parecido com Jumpman. No jogo, ele é um encanador e irmão de Luigi – personagem parecido com ele, só que mais magro, alto e com uniforme verde – e tem como inimigo o vilão Bowser Koopa (no Brasil, conhecido simplesmente como Koopa). Mario possui uma infinidade de produtos licenciados com seu nome: além de uma infinidade de jogos de vários consoles, já pôde ser visto em animações, filmes, brinquedos e quadrinhos. Seus jogos já venderam mais de 200 milhões de unidades no mundo inteiro. Na lista “Os 100 melhores games já feitos na história”, do site “themachineofgame.com”, Super Mario Bros está no topo da tabela.

03. Sonic
Se a Nintendo tinha o Mario, a Sega tinha o Sonic. O famoso porco-espinho (Hedgehog, em inglês) foi um dos protagonistas da verdadeira guerra travada pelas duas empresas japonesas no início dos anos 90. O embate Sega versus Nintendo ficou conhecida como “A Guerra dos 16 bits”, pois Mario e Sonic eram mascotes dos principais consoles das empresas na época - ou seja, o Super NES e o Mega Drive, respectivamente - ambos com 16 bits. Assim como o rival, Sonic possuía inúmeros produtos licenciados em seu nome. Seus jogos eram notabilizados pela rapidez do personagem, que sempre lutava com o vilão Dr. Robotinik. Além da versão para o Mega Drive, também foram lançados jogos compatíveis com o Master System, de 8 bits. O primeiro jogo foi criado por Yuji Naka e a trilha sonora foi composta por Masato Nakamura, da banda japonês Dreams Come True. O jogo “Sonic Adventure” ocupa a posição de número 2 da lista “Os 100 melhores games já feitos na história”, do site “themachineofgame.com”.

02. Lara Croft
A bela e charmosa arqueóloga Lara Croft é considerada a mais famosa personagem de feminina de videogames de todos os tempos, segundo o próprio Guiness Book. É protagonista da franquia de jogos “Tomb Rider”, lançada em 1996 para o console Sega Saturn. Porém, a série se firmou nos jogos para Playstation, da Sony. Croft é uma espécie de “Indiana Jones de calcinha” e seus jogos são recheados de muita aventura e verdadeiros “quebra-cabeças”. O jogo sempre exigiu bastante habilidade do jogador e são considerados de alto nível de dificuldade. No cinema, Lara foi imortabilizada pela atriz Angelina Jolie, que viveu a heroína na franquia de filmes criada para o cinema (Lara Croft – Tomb Raider, 2001 e Lara Croft - Tomb Raider: A Origem da Vida, 2003). “Os 100 melhores games já feitos na história” lista o jogo “Lara Croft – Tomb Rider” na posição de número 25.

01. Angry Birds
Criado em 2009, os “pássaros furiosos” se popularizaram inicialmente como jogo do iPhone, da Apple, e hoje pode ser encontrado em diferente plataformas (videogames, jogos para PC de diferentes sistemas operacionais, celulares, redes sociais, etc.). Apesar de ser um jogo bastante simples e com gráficos longe do realismo dos títulos atuais, “Angry Birds” já vendeu mais de 250 milhões de unidades em todas as plataformas e é um sucesso no mercado de games. O objetivo do jogador é exterminar porcos na tela. Para isso, pássaros com diferentes “habilidades” são arremessado por um estilingue, localizado em outro extremo da tela. Simples, funcional e um tremendo sucesso. “Angry Birds” representa uma nova geração de jogos, multiplataformas e com preço bastante inferior dos jogos eletrônicos tradicionais, onde a Rovio – empresa finlandesa que fabrica o software – é pioneira nesse tipo de entretenimento.

2 comentários:

  1. Aew, Randal. Até que enfim voltou a atualizar o blog. Muito boa matéria. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. nao acho que lara croft e angry birds deviam estar nessa lista (nada contra eles) mas deveria dar um espaço a personagem mais antigos e lembrados até hoje como bomberman e donkey kong. É só minha opinião.

    ResponderExcluir