quinta-feira, 29 de setembro de 2011

5 atores de sucesso em Hollywood que não nasceram nos EUA

Que o cinema dos EUA é uma indústria que movimenta milhões de dólares em todo o mundo, isso é fato. Porém, nem todos os astros de produções hollywoodianas são nascidos nas terras do Tio Sam. Vários atores vêm de diversas partes do mundo e ajudam esse mercado cinematográfico a faturar alto. LISTA DOS CINCO mergulha no mundo do cinema e fala sobre alguns desses “estrangeiros” das telonas que participam desse mundo mágico e lucrativo.
05. Jim Carrey
O canadense Jim Carrey
Nascido em 1962 na cidade de Newmarket, Canadá, James Eugene Carrey teve uma infância difícil, graças a problemas financeiros que afligiram sua família. Ele dividiu seus estudos com longos turnos de trabalho após as aulas. Porém, já aos 10 anos de idade, demonstrava seu talento para a comédia – era comum alguns professores cederem a Carrey os minutos finais das aulas para que ele encenasse comédias stand up para a classe. No cinema, debutou na produção canadense “Um debilóide sem máscara”, de 1981. Porém, seu primeiro filme de peso foi em “Ace Ventura: Um detetive diferente”, produção estadunidense de 1994. Elogiado por uns e muito criticado por outros, as produções de Jim Carrey faturam milhões nos cinemas de todo o mundo. Alguns entusiastas do ator chegam a compará-lo ao comediante Jerry Lewis. O ator canadense brilhou em produções como “Débi & Lóide: dois idiotas em apuros” (1994), “O Máscara” (1994), “O Mentiroso” (1997), “O Todo Poderoso” (2003). Também se destacou em películas dramáticas, como em “O Show de Truman” (1998), “O mundo de Andy” (1999) e “Brilho eterno de uma mente sem lembranças” (2004).

03. Milla Jovovic
A atriz ucraniana Milla Jovovic
A bela atriz nasceu em Kiev, Ucrânia, em 1975, e aparece com freqüência em produções de Hollywood, principalmente em filmes de ficção científica. Milla Jovovic (lê-se mila iovovitchi) é filha de um médico sérvio e uma atriz de teatro russa. É modelo desde seus 7 anos de idade, quando já era fotografada para comerciais. Foi capa de várias revistas de moda. Formou-se numa escola de atores na Califórnia e seu primeiro papel foi no longa-metragem “Um toque de Sedução”, em 1988. No começo da carreira como atriz, protagonizou também “De volta à Lagoa Azul” (1991). Porém, seu primeiro papel de destaque foi como “Leloo” na produção francesa (gravada em Inglês) “O Quinto Elemento” (1997). A partir daí, passou a interpretar heroínas no cinema. Foi Alice na franquia “Resident Evil” e interpretou a protagonista do filme “Ultravioleta”. Além disso, participou de “A Trilha” (2009), “Contatos de 4° Grau” (2009), dentre outras produções.

04. Keanu Reeves
O ator libano-canadense interpretando Neo
De origens multiculturais (é descendente de portugueses, chineses, irlandeses e havaianos), Keanu Charles Reeves nasceu em Beirute, no Líbano, em 1962. O nome “Keanu” é originário do Havaí e significa “frescor” ou “serenidade”. Mudou-se com sua irmã e sua mãe para Nova Iorque em 1969, e posteriormente foi para Toronto, Canadá. Assim, conseguiu a cidadania canadense. Em 1986, mudou-se para Los Angeles, Califórnia, sem um único diploma e com apenas 3 dólares no bolso. Lá, ficou na casa de um ex-padrasto. Estreou no cinema no mesmo ano no filme “Juventude Assassina”. Após várias aparições em filmes, foi estrela no filme “Velocidade Máxima”, em 1994, ao lado de Sandra Bullock. Porém, sua consagração  veio quando atuou como Neo nas três seqüencias do filme “Matrix” (lançados em 1999, maio de 2003 e novembro de 2003). Participou de inúmeras outras produções, como em “Constantine” (2005), “A Casa do Lago” (2006), “O dia que a Terra parou” (2008),  e hoje é considerado uma estrela de primeira grandeza em Hollywood.

02. Penélope Cruz
A atriz espanhola ao receber o Oscar
Penélope Cruz Sanchez nasceu em Madrid, Espanha, em 1974, e começou sua carreira artística como bailarina e estudou balé clássico por 9 anos. Quando decidiu seguir carreira de atriz, teve vários testes recusados, pois era considerada muito nova na época. Mesmo assim, ganhou um concurso local com mais de 300 concorrentes. Entre 1990 e 1991, apresentou um programa jovem na Espanha. Sua estréia nas telonas ocorreu apenas em 1992, quando participou de “Jamón, Jamón!” Entre 1997 e 2000, fez os filmes que levaram ao reconhecimento internacional, como “Abre los Ojos”, “Carne trêmula” e “La niña de tus ojos”. Já em 2001, estreou no cinema estadunidense em “Blow - Profissão de Risco”, ao lado de Johnny Depp. No mesmo ano, atuou ao lado de Tom Cruise em “Vanilla Sky” – refilmagem estadunidense de “Abra tu ojos”. Dentre muitos filmes – espanhóis e estadunidenses – atuou em “Volver” (2006), “Nine” (2009) e “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” (2011). Foi indicada ao Oscar 3 vezes, e levou uma estatueta em 2009 como melhor atriz coadjuvante em “Vicky Cristina Barcelona”.

01.           Arnold Schwarzenegger
O ator austro-estadunidense como o Exterminador
Nascido em Graz, na Áustria, em 1947, Arnold Alois Schwarzenegger foi fisiculturista, ator, empresário e até político nos EUA (hoje possui também a cidadania estadunidense). Ganhou vários concursos de fisiculturismo – o primeiro com apenas 18 anos – e escreveu livros e artigos sobre o esporte. Porém, ficou famoso internacionalmente após ingressar na carreira de ator em Hollywood. Iniciou nas telonas em 1970 no filme “Hercules in New York”. Entretanto, a consagração só veio nos anos 80, principalmente com os filmes “Conan, o Bárbaro” (1982) e “O Exterminador do Futuro” (1984). Desta última franquia, participou de outras duas continuações (“O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final” - 1991; “O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas” - 2003). Além desses filmes, participou de várias produções de sucesso, como “Comando para matar” (1985), O Predador (1987), “O Vingador do Futuro” (1990), “True Lies” (1994), “Fim dos Dias” (1999), dentre muitos outros. Em 2003, ingressou na carreira política e se tornou governador do Estado da Califórnia, onde manteve-se no poder até janeiro de 2011. Muitos já colocam como certa sua volta às telonas, e boatos de vários convites sobre seu retorno já circulam pelos meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário