terça-feira, 20 de setembro de 2011

5 famosos símbolos

Em toda sua história, além da fala e da escrita, a humanidade desenvolveu outras formas de comunicação. Assim, através de desenhos e representações gráficas, uma identidade pode ser transmitida e assimilada. Desde os tempos das cavernas, vários desenhos em cavernas já tinham a intenção de imprimir alguma mensagem. Alguns desses símbolos, mesmo que muito antigos, ainda remetem a algum acontecimento histórico, a alguma nação ou povo, além de ideologias. LISTA DOS CINCO apresenta o significado e a origem de alguns desses famosos emblemas que podem ser encontrados em todo o mundo.


05. A Bandeira dos Piratas
A bandeira conhecida como "Jolly Rouge"
Há enormes controvérsias históricas acerca desse símbolo relacionado aos ladrões dos mares. Vários historiadores afirmam que muitos exércitos europeus já usavam tal símbolo, mas que na verdade ele fora emprestado de outro lugar. Apesar do seu uso ser relacionado sempre aos piratas, registros mostram que esses criminosos no mar, na verdade, usavam apenas uma bandeira vermelha em seu mastro. Tal ação indicava aos navios atacados que não haveria piedade com as pessoas a bordo. A famosa bandeira preta com uma caveira branca – ora com dois ossos sobrepostos sobre o crânio, ora abaixo dele – é conhecida pelo nome de Jolly Roger. Também há várias versões sobre o nome desse símbolo. Contudo, a mais aceita afirma que vem francês “Jolie Rouge”, que significa “Vermelho Bonito”. Apesar de todas as controvérsias e versões, a Jolly Roger tornou-se símbolo da cultura popular e aparecer em diversas manifestações culturais, como na literatura, cinema, televisão e tudo relacionado aos piratas e sua mitologia.


04. A Foice e o Martelo
A Foice e o Martelo - Simbolo Comunista
Símbolo máximo do comunismo, esse símbolo começou a ser amplamente usado durante a Revolução Russa de 1917. A foice e o martelo representam, respectivamente, o proletariado agrícola e industrial, ambas as classes essenciais nesse momento histórico da Rússia. Inicialmente, foi utilizado apenas no brasão da república; porém, em 1923, passa a integrar a bandeira da antiga União Soviética. Atualmente, é símbolo de muitos partidos políticos em todo o mundo – inclusive no Brasil, onde é utilizado pelo PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro). Em russo, o símbolo é conhecido como “Serp i Molot”.






03. A Suástica
Suástica versão Hitleriana
Esse símbolo é temido pela sociedade moderna graças a sua adoção pelo regime nazista de Hitler, mas o uso de tal emblema é bastante antigo. A Cruz Gamada – como também é chamada - foi usada por várias culturas em todo o mundo - hopis, astecas, celtas, chineses, japoneses, gregos e hindus, entre outros. Alguns autores chegam a creditar algum valor especial a tal símbolo, pois várias das culturas que a usavam não tiveram contato algum entre elas. Sua origem é remota, e vários povos pré-históricos já faziam uso dela. Sua maior propagação, porém, é creditada à Índia, pois várias cerimônias religiosas e civis usam, até hoje, esse emblema. Seu nome vem do sânscrito “svastika” e significa felicidade, prazer e boa sorte. Já no século XX, o führer Aldolf Hitler a adotou como símbolo máximo do nazismo, pois já naquela época, pesquisas apontavam que tal insígnia era usada pelos arianos, ainda na antiguidade, enquanto migravam para Europa. Assim, teorizou que era um significativo símbolo religioso dos remotos ancestrais.



02. A Estrela de Davi
Bandeira de Israel com a Estrela de Davi
Um dos símbolos do Judaísmo, a Estrela de Davi – também conhecida como “Escudo de Davi” – pode ser vista em todos os lugares do mundo, e está intimamente relacionada aos judeus e seus costumes. Segundo conta a história, o nome de Davi possuía três letras em hebraico – Dalet, Vav, Dalet. Em seus escudos, os soldados do antigo Rei Davi carregavam encravado em seus escudos a primeira e a última letra do nome do rei, muito parecidas com dois triângulo. A figura formava uma estrela de cinco pontas, e ficou eternizada. Porém, oficialmente, tal insígnia surgiu na literatura judaica só no século XII, em textos do sábio Yehudah bem Eliahu Hadasi. Sua relação com o judaísmo só foi consolidada no século XIV, quando o Rei Carlos IV concedeu a comunidade judaica de Praga (atual República Tcheca) o direito de possuírem uma bandeira própria. Segundo registros históricos, durante a II Guerra Mundial, os alemães utilizavam tal símbolo para identificar os judeus nos campos de concentração, que era costurada em seus uniformes de prisioneiros. Atualmente, a estrela está presente na bandeira de Israel.


01. A Águia
A Águia Romana
Representação de força, coragem e poder, a imponente ave já faz parte da simbologia humana desde os primórdios da civilização. Várias antigas civilizações, como as mesopotâmias e egípcias, já utilizavam na representação de deuses. O Império Romano também usou a águia para representar seu glorioso império. Por todas as partes de sua região, eram exibidos grandes estandartes com a pomposa ave e a inscrição SPQR (“Senatus Populusque Romanus”, ou seja, “O Senado e o Povo Romano”, em latim). Outros grandes impérios também usavam esse símbolo, como o Sacro Império Romano-Germânico, o Brasão de Armas Napoleônico, o Império Russo, o brasão da Áustria-Hungria e vários símbolos da Alemanha nazista. Atualmente, a nação mais poderosa do mundo também tem a águia como um símbolo nacional, no chamado Grande Selo dos Estados Unidos da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário