quinta-feira, 9 de junho de 2011

5 animais famosos

Pessoas são famosas pelos seus grandes feitos. Alguns cantam bem, outros são ótimos atores; a fama pode vir após um grande feitos científicos, por superar limites ou simplesmente pela exposição na mídia Porém, o sucesso não é suscetível apenas aos seres humanos. Muitos animais fazem parte da cultura popular e muitos deles tem até seus nomes marcados na história. LISTA DOS CINCO relembra agora de cinco animais famosos.
05. Cavalo Bucéfalo
Alexandre e Bucéfalo, segundo o
artista Vincenzo Gemito
Esse cavalo era amigo inseparável do líder macedônico Alexandre, O Grande, um dos maiores conquistadores da história. Segundo algumas lendas, era um grande garanhão que nasceu no mesmo dia que o rei da Macedônia. Diz o mito que Bucéfalo foi adquirido por Felipe II, pai de Alexandre. Porém, muito arisco, a doma do eqüino foi considerada impossível.  O filho do imperador teria implorado ao seu pai para tentar dominá-lo. Assim, Alexandre supostamente notou que o animal se assustava com a própria sombra e, como solução, começou a adestrá-lo contra o sol, o que impedia que ele se assustasse. Assim, conseguiu dominá-lo totalmente e o transformar em um exímio cavalo de guerra. Bucéfalo teria morrido já velho, durante a campanha dos macedônicos na Índia, onde teria sido ferido em combate. Para homenagear o seu cavalo, Alexandre fundou a cidade de Bucéfala no local que o animal morreu.

04. Chihuahua Conchita
Posner e a "sortuda" Conchita
O que uma pequena cadela da raça Chihuahua faria com uma mansão de US$ 14,1 milhões, além de uma fortuna de US$ 5,3 milhões? Pode parecer mentira, mas essa é a herança que a milionária Gail Posner deixou para seu animal de estimação. Ela morreu com 67 anos e tinha apenas um filho, que recebeu de herança “míseros” U$ 1 milhão.  Enquanto viva, a milionária tratava a cadela como uma verdadeira princesa, com direto a jóias, criadas particulares e guarda-costas. O fato aconteceu em Miami, nos EUA, em 2010. O filho de Gail, Bret Carr, entrou na justiça para cancelar a herança deixada para a cadela. Segundo ele, a mãe sofria de problemas mentais.




03. Cadela Laika

Laika, a primeira a ver a Terra do espaço
O primeiro ser vivo a viajar no espaço foi uma cadela encontrada nas ruas de Moscou pelo Programa Espacial Soviético. Ela não tinha nome e foi batizada três vezes pelos russos: primeiro Kudryavka (crespinha), depois Zhuchka (bichinho), e logo Limonchik (limãozinho). No final, ficou conhecida internacionalmente como Laika – na verdade, essa era a raça do animal – e ela entrou em órbita em 1957 a bordo do satélite Sputnik II. Apesar de pouco divulgado, sua morte ocorreu entre 5 a 7 horas após seu lançamento do satélite, talvez pela combinação de stress com o superaquecimento, além da falha do controle térmico da nave. Na verdade, os russos já desconfiavam que ela não voltaria viva. Há um monumento em sua homenagem em uma base militar russa em Moscou.

Monumento em homenagem à Laika em Moscou, Rússia.

02. Polvo Paul
Um dos principais personagens da Copa do Mundo na África do Sul em 2010, o polvo batizado de Paul ficou conhecido mundialmente por “prever” os vencedores das partidas da Alemanha, alem do ganhador na final do torneio.  Ele estava exposto no aquário do alemão de Oberhausen. Para realizar tais previsões, duas caixas com mexilhões eram colocadas no aquário, ambas com as bandeiras da Alemanha e seu oponente; a caixa que Paul escolhesse primeiro seria o vencedor da partida. O “polvo vidente”, como ficou conhecido, acertou as vitórias germânicas sobre Gana, Austrália, Inglaterra, Argentina e Uruguai; além disso, ele foi certeiro em afirmar que os alemães perderiam da Sérvia e Espanha. Além dos resultados da Seleção da Alemanha, Paul também “previu” o resultado da final da Copa entre Espanha e Holanda. Antes da Copa da África, o polvo já teria sido “testado” na Eurocopa 2008. Nessa competição, foi pesquisado seis vezes, mas errou dois resultados. Após o mundial, um aquário espanhol chegou a fazer uma oferta milionária pelo animal, que foi recusada pelos alemães. Algumas organizações de diretos dos animais chegaram a exigir a libertação do molusco. Paul morreu de velhice em seu aquário em 26 de outubro de 2010.
A previsão da final da Copa 2010 feita por Paul

01. Ovelha Dolly
Sem dúvida, a famosa ovelha foi a protagonista de uma das maiores pesquisas científicas da história: ela foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso. Tal feito aconteceu no Instituto Roslin, na Escócia, em 1996. A ovelha foi batizada em homenagem aos seios da atriz Dolly Parton – uma famosa cantora country dos EUA - pois a clonagem foi feita a partir de uma célula das glândulas mamárias de outro indivíduo adulto. Viveu a vida inteira no instituto escocês e chegou até a ter dois filhotes. Os cientistas acreditavam que ela poderia apresentar envelhecimento precoce, o que causou discussão na comunidade científica da relação da clonagem com esse problema. Em 2002, foi anunciado que o animal possuía artrite. Em 2003, a ovelha foi abatida após contrair uma forte infecção pulmonar. Seu corpo encontra-se empalhado até hoje em um museu de Edimburgo, na Escócia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário