quinta-feira, 30 de junho de 2011

5 animais com “super poderes”

Estamos acostumados a ver na TV ou no cinema pessoas que possuem super poderes. Esses sujeitos têm força sobre-humana, podem ver além das paredes, voar, viajar no tempo e no espaço, entre várias outras habilidades especiais. Longe da fantasia, a natureza se encarregou a dar algumas aptidões especiais – não tão fantasiosas assim - com o intuito de facilitar a vida desses seres vivos, seja eles presas habituais, seja eles predadores. LISTA DOS CINCO mergulha no mundo animal e fala sobre alguns bichos que possuem verdadeiros “super poderes”.
05. Coruja
Animal símbolo da sabedoria, as corujas são popularmente conhecidas pelos seus hábitos noturnos e seus grandes olhos. Alimentam-se basicamente de pequenos roedores e insetos, e podem fazer seus ninhos no chão ou nas árvores. Durante a noite, seu bater de asas é praticamente inaudível devido a estrutura peculiar de suas penas. Além disso, esse animal possui outro “super poder”: é um dos poucos animais que conseguem girar sua cabeça num ângulo de 270 graus, e assim tem a habilidade de ver com perfeição o que está atrás dela.



 


04. Beija-Flor
Essa pequena ave pode ser também conhecida como colibri ou cuitelo, e existem catalogadas cerca de 322 espécies em todo mundo. Sua visão é hiper aguçada, e além de identificar cores, é um dos poucos animais que tem a capacidade de ver coloração em espectro ultravioleta, invisível para os seres humanos. Além da super visão, o beija-flor é conhecido também por outra habilidade: é a única ave capaz de parar em pleno vôo e até mesmo voar para trás, como um helicóptero. Para isso, bate as asas em impressionantes 70 a 80 vezes por segundo. Para tal feito, esse pássaro gasta uma impressionante quantidade de energia. Sua alimentação consiste em néctar (90%), além de pequenos insetos.

03. Guepardo
Este magnífico felino pode ser encontrado na África e na Ásia – especificamente na península arábica, Irã e Afeganistão – e também são popularmente conhecidas como “chitas”. São parecidos com seus primos leopardos, porém tem o corpo mais esbelto e cauda mais longa. É uma das poucas espécies de felinos que não consegue retrair totalmente suas unhas. É um animal carnívoro, e usa seus dois “super poderes” para poder caçar; possuem a visão aguçada e às vezes podem procurar presas até durante a noite. Porém, a principal característica é sua velocidade. O guepardo é o animal terrestre mais rápido do mundo. Durante uma corrida, pode atingir a incrível velocidade de 120 km/h. Porém, é importante destacar que o bicho não consegue manter tal ritmo por muito tempo: costuma a atingir esses picos entre 250 a 650 metros de corrida.

02. Águia-de-Asa-Redonda
Também conhecida como minhoto, bútio ou buteo buteo, essa ave de rapina pode ser encontrada no velho continente (África, Ásia e Europa). Suas dimensões variam entre 50 a 60 centímetros de comprimento e suas asas abertas pode alcançar de 1,10 a 1,30 metros. Essas águias podem voar a impressionantes 5 mil metros de altitude (um avião comercial voa o dobro disso, aproximadamente) e, mesmo nessa altura, conseguem identificar um pequeno rato na vegetação. A visão dessas aves podem ser até 6 vezes melhores que a nossa.




01. Tubarão-Branco
Uma das mais perfeitas máquinas de matar produzidas pela natureza, o tubarão-branco é o maior peixe predador do mundo. Pode chegar a 7,5 metros de comprimento e pesar cerca de 2,5 toneladas. Costumam habitar próximo da costa e é verdadeiramente o terror dos pescadores e esportistas marítimos. Os tubarões possuem uma gama enorme de “super poderes”. A mordida desse animal pode ser até 5 vezes mais forte que a humana; além disso, podem ter até três fileiras de dentes, o que garante a eficácia no ataque. Possuem terminações nervosas na parte lateral do corpo que são capazes de identificar a menor vibração em longas distâncias; possuem outros receptores na cabeça conhecidos como “ampolas de Lorenzini”, apto em captar campos elétricos; seu olfato super apurado é capaz de sentir uma gota de sangue a quilômetros de distância; e sua visão, bem desenvolvida, é capaz de orientar o ataque certeiro, geralmente feito por baixo da presa. Definitivamente, o tubarão-branco é uma verdadeira “obra-prima” da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário