quarta-feira, 20 de abril de 2011

5 hobbies que parecem brincadeira

05. Kart
Os karts surgiram nos Estados Unidos após a Segunda Guerra, pois alguns ex-pilotos de avião quiseram inventar um esporte para o período de folga. Internacionalmente, o “pai” do esporte é o estadunidense Art Ingels, na década de 1950. Os veículos para a prática do Karting (nome do esporte) são simples, de quatro rodas e apenas para um piloto. Podem ser refrigerados a ar ou a água, e podem ter motores de quatro ou dois tempos. Seu peso varia entre 70 a 150 quilos, conforme o modelo escolhido. A idade mínima para a prática do esporte é de seis anos (categoria Mirim). As categorias são divididas por idade, e a Categoria Senior, com faixa etária mais alta, é para pilotos com mais de 40 anos. Vários campeões mundiais de Fórmula 1 começaram pilotando esses carros – entre eles Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Alain Prost e Michael Schumacher - e o esporte é considerado como a porta de entrada para as principais categorias do automobilismo. É considerado um esporte de elite – alguns sites e fóruns especializados cotam um veículo mediano em torno de R$ 12 mil – além da manutenção do equipamento, que varia muito da freqüência do uso do veículo. Para alugar um kart em pistas indoor, o custo gira em torno de R$ 75,00 até R$ 200,00 por hora, em uma pista razoável.

04. RPG (Role-Playing Game)
Em português, “Role-playing Game” pode ser traduzido como “jogo de interpretação de personagens”. Nesse tipo de jogo, o participante assume um papel e interage com outros jogadores como se fosse um alguém fictício. Pode-se dizer que não é necessariamente uma competição, pois são mais colaborativos e sociais do que competitivos. Nessa modalidade, não há um vencedor propriamente dito. Pode ou não ter um tabuleiro e, geralmente, pode ser auxiliado por fichas que marcam as características e atributos dos personagens, além de dados. Possui uma infinidade de livros que auxiliam a criar e a regrar essas partidas. Um dos participantes é chamado de “Mestre”, que nada mais é que o narrador da partida. Ele é encarregado em criar situações e conduzir a história do RPG. O maior clássico do Role-Playing Game é o famoso “Dungeons & Dragons”, que em 1983 inspirou o desenho Cult “Caverna do Dragão”. Atualmente, popularizaram-se os RPG de videogames e computadores. Nesse último, é possível jogar on line com jogadores do mundo todo.


03. Jogos de tabuleiro
Há jogos arcaicos e muito populares no mundo todo, como o Xadrez, o Jogo de Damas e o Gamão.  Os três são jogos de estratégia e levados muito a sério. Escolas incentivam alunos a praticarem esses jogos, pois estimulam a inteligência e estratégia. Em especial, o Xadrez possui campeonatos, torneios e ligas em todo o mundo, e criou mitos como o russo Garry Kasparov. Há outros jogos modernos de tabuleiro, como o Banco Imobiliário (Monopoly em Portugal), o Jogo de Ludo (criado a partir do jogo indiano  Pachisi) e o War. Esse último tem admiradores em todo o mundo e veio do jogo estadunidense “Risk”, lançado nos EUA em 1952.
02. Aeromodelismo
São pequenos aviões que podem ser controlados de três formas: ou a vôo livre (quando é arremessado manualmente ou por meio de elásticos); ou por meio de cabos (presos a aeronave); ou por rádio controle. A última modalidade, talvez a mais difundida, pode ter modelos com motores a explosão (necessita de combustível) ou elétricos (alimentados por baterias). Seu preço pode variar entre R$ 300,00 (modelos de isopor e rádio controlados, facilmente encontrados na internet) até milhares de Reais (com vários motores a combustão e de tamanho mais avantajado).

01.          Jogos Eletrônicos
A primeira patente de algo parecido com um jogo eletrônico foi registrada em 1948 por Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann. Ele permitia controlar um ponto vetorizado na tela, como se fosse um radar, imitando um míssil engajando alvos estáticos representados por pontos fixos na tela. O primeiro console doméstico da história foi o Odyssey, da Magnavox, em 1972. Depois vieram Atari, a geração Nintendo e Master System, Megadrive e Super NES. Muitos outros consoles surgiram a partir dos anos 90, e atualmente a lista do mais desejado, sem dúvidas, é encabeçado pelo Playstation III (em 2011). Ainda nos anos 80 e 90, os fliperamas foram sucesso entre os adolescentes. Hoje em dia, como era de se esperar, as velhas crianças cresceram e continuaram a apreciar os jogos eletrônicos. Com a popularização da informática e o lançamento de inúmeros jogos para computador, os jogos on line viraram uma verdadeira febre entre os apreciadores desse tipo de entretenimento e criou-se um novo nicho de mercado em meio aos jogos eletrônicos. Os simuladores esportivos – principalmente títulos futebolísticos, como as séries Pró Evolution Soccer e FIFA – além dos simuladores musicais, como o Guitar Hero - possuem torneios e grandes campeonatos em todo o mundo.

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