sexta-feira, 6 de maio de 2011

5 filmes sobre viagem no tempo

Uma das maiores evoluções da humanidade no século XX foi, sem dúvida, quanto ao deslocamento do espaço (vulgo “meios de transportes”). Atualmente, é possível embarcar em um avião e, em questão de horas, estar num país do outro lado do mundo. Não tão longe, mas não menos interessante, é a possibilidade de percorrermos de carros muitos quilômetros num curto espaço de tempo. Antigamente, as viagens eram a pé, a cavalo ou, no máximo, de navio e demoravam dias, semanas ou até meses. O deslocamento no espaço foi uma barreira alcançada, mas uma das maiores grandezas da física ainda está longe de ser quebrada: a quebra do tempo. As viagens temporais povoam a nossa imaginação e são apresentadas em obras literárias e cinematográficas. LISTA DO CINCO viaja no mundo do cinema e apresenta 5 filmes que tem como plano de fundo as viagens temporais.

05. O Som do Trovão
O som do trovão
A Sound of Thunder (2005) é uma co-produção entre Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e República Tcheca, e retrata o mundo em 2055, num tempo em que as viagens temporais seriam totalmente plausíveis. No enredo, uma empresa organiza safáris na pré-história, onde os viajantes têm um caminho definido por uma esteira e podem caçar um tiranossauro prestes a morrer (em um lago). Porém, num desses safáris, algo dá errado e o futuro é alterado. O filme teve atraso no lançamento e baseia-se no conto de mesmo nome do autor americano Ray Bradbury.

04. O Exterminador do Futuro
O Exterminador do Futuro
Terminator (EUA - 1984, 1991, 2003 e 2009), uma das franquias de maior sucesso da história, é considerada uma das principais obras de ficção científica do cinema mundial. Conta a história de uma guerra entra as robôs e humanos. Num futuro próximo, um software de inteligência artificial chamado Skynet lidera a rebelião das máquinas contra toda a humanidade. A raça humana organiza uma resistência, liderada por John Connor, filho de Sarah Connor. Robôs voltam para o passado a fim de eliminar John antes dele se tornar líder. A franquia cinematográfica possui quatro filmes (3 deles estrelados por Arnold Schwarzenegger), além de uma série televisiva que não teve o mesmo êxito dos longas (Terminator: The Sarah Connor Chronicles).


03. A Máquina do Tempo
A Máquina do Tempo
O filme é inspirado em um livro de mesmo nome, lançado em 1895, do renomado escritor britânico H. G. Wells. Na verdade, há um filme inglês, de 1960 – este mais fiel a história do romance original – e outro de 2002, onde a história se passa em Nova York ao invés de Londres e são inseridos outros elementos no enredo. Basicamente, conta a história de um cientista que constrói uma máquina capaz de viajar no tempo. Ele viaja para o passado e para o futuro – inclusive, encontra a raça posterior a humanidade.

02. O Efeito Borboleta
O Efeito Borboleta
The Butterfly Efecct (EUA, 2004) é considerado por muitos críticos um dos melhores filmes de ficção científica dos anos 2000. O enredo é baseado na teoria do caos e relata as conseqüências de virtuais viagens ao passado e suas alterações no futuro. Essas alterações no tempo são cientificamente explicadas pela teoria do Efeito Borboleta. O primeiro filme custou cerca de US$ 13 milhões e arrecadou por volta de US$ 100 milhões. Foram feitas duas seqüências - Efeito Borboleta 2, 2006 e Efeito Borboleta 3: Revelações, 2009 – com elenco totalmente diferente, que não obtiveram o mesmo sucesso de público e crítica como o primeiro da franquia.

 01. De volta para o Futuro
De volta para o futuro
Cultuado entre fãs de ficção em geral, a franquia (Back to the Future, em inglês) é considerada uma das melhores trilogias da história do cinema. O primeiro foi lançado em 1985, sua continuação em 1989 e o terceiro filme em 1990. As partes 2 e 3 foram filmadas simultaneamente. O enredo conta a história do adolescente Marty McFly (interpretado por Michael J. Fox), que conhece um típico cientista maluco chamado Dr. Emmett Brown (imortalizado por Christopher Lloyd). O Dr. Brown transforma um carro (no caso, um DeLorean) em uma máquina do tempo, que no primeiro filme acidentalmente vai para o ano de 1955, com McFly a bordo. Com roteiro coeso, com pitadas cômicas e muita ação, De volta para o futuro é ícone da cultura pop e sucesso de bilheteria nos cinemas.

Um comentário: