quarta-feira, 25 de maio de 2011

5 pares de países com nomes parecidos

Quem nunca encontrou um xará na vida? A palavra em português é usada para definir pessoas que tem o mesmo nome. Às vezes, porém, mesmo os nomes mais comuns causam alguma confusão. Afinal de contas, quem nunca confundiu um Robert com Roberto, uma Vivian com Viviani, um Pedro com Pietro, ou um Marcelo com Marcel? O mesmo ocorre com a denominação de alguns países. Em português, algumas semelhanças na alcunha de certas nações causam muita confusão quanto ao lugar que se quer dizer. A coisa fica mais feia ainda para aqueles que o conhecimento geográfico não é lá aquelas coisas. LISTA DOS CINCO dá uma de professor  de geografia e mostra as diferenças entre alguns países com nomes parecidos. Bem, algumas dessas características nem tão diferentes assim...

05. Uzbequistão X Cazaquistão
Bandeira do Uzbequistão à esquerda
 e do Cazaquistão á direita
Ambos os países são ex-repúblicas da antiga União Soviética e estão localizada na Ásia Central. Na verdade, vários países dessa região têm o sufixo “-stão” – que significa “terra, país” em persa. Tadjiquistão, Quirguistão, Turcomenistão e Afeganistão são alguns exemplos. Assim, em tradução literal, Uzbequistão significa “Terra dos Uzbeques” e Cazaquistão pode ser traduzido como “Terra dos Cazaques”, ambos fazem referência ao povo local. Os dois países têm o Islamismo como religião principal, além de língua própria (a língua uzbeque no Uzbequistão e a Língua Cazaque no Cazaquistão). Devido a influência soviética, ainda costuma-se usar o alfabeto cilírico (russo) em ambas. Em relação ao tamanho, os cazaques são o 9ª maior território do mundo (cerca de 2,7 milhões de quilômetros quadrados) e os uzbeques estão na 55° posição, com seus quase 500 mil quilômetros quadrados. A capital do Uzbequistão é Tashkent e do Cazaquistão é Baku. No Brasil, os Uzbeques ficaram conhecidos por terem contratado o craque Rivaldo e o técnico Luiz Felipe Scolari para treinar o clube local Bunyodkor. Já o Cazaquistão é referencia no Brasil graças ao astronauta Marcos Pontes, o primeiro astronauta do país, que partiu em direção ao espaço da base de Baykonur, naquele país. Sendo assim, para não confundir mais: o Uzbequistão é o país que importou Rivaldo e Felipão e o Cazaquistão é onde está a base de lançamento espacial.

04. Irlanda x Islândia
Bandeira da Irlanda à esquerda
 e da Islândia á direita
Os dois países possuem vários pontos em comum: localizam-se na Europa e são ilhas localizadas no Oceano Atlântico. A capital da fria Islândia é Reykjavik e é uma nação pouco povoada (cerca de 350 mil habitantes). Island é seu nome na língua local (islandês). Já a Irlanda é um país insular dividido em Irlanda do Norte – pertencente ao Reino Unido – e em Irlanda do Sul – também conhecido como Eire, que é seu nome na língua local (irlandês) – é um país independente. Sua capital é Dublin. Recentemente, a Islândia esteve nos noticiários mundiais graças a atividades de vulcões na ilha, que apesar de distante do continente, atrapalhou o tráfego aéreo em toda a Europa. Já a Irlanda do Sul é conhecida como a terra dos leprechauns (mitológicos duendes), além de ser o local de nascimento da famosa banda U2. Então, lá vai o lembrete: a Islândia é a fria terra dos vulcões e a Irlanda é a terra do U2.

03. Áustria x Austrália
Bandeira da Austrália à esquerda
 e da Áustria à direita
Ambos os países são muito, muito diferentes. A Áustria (seu nome em alemão é Österreich, que significa “Reino do Oeste”) é um pequeno país localizado no coração da Europa e não faz fronteira com o mar. Sua capital é Viena e é a terra de grandes compositores, como Mozart e Schubert. Faz parte da Comunidade Européia e sua moeda é o Euro. A cultura austríaca é bastante ligada com as tradições do sul da Alemanha; aliás, a língua oficial da Áustria é justamente o alemão. Já a Austrália (o nome é referência a palavra “Austral”, que significa “do sul”) é um enorme país (o 6° maior do mundo) localizado no longínquo continente da Oceania. O país não faz fronteira terrestre com nenhum país – é cercado por oceanos por todos os lados – e sua capital é Camberra (muitos confundem com Sydney, sua principal cidade). É terra de muitas bandas de rock, como AC/DC, Midnight Oil e Men at Work. Faz parte da Comunidade Britânica de Nações (Commonwealth) e sua moeda é o Dólar Australiano. Apesar de receber imigrantes de todo o mundo, tem forte ligação com a Grã-Bretanha – aliás, seu idioma oficial é o inglês. A fauna é australiana é única, composta por animais só encontrados lá; o mais famoso, com certeza, é o canguru. Para relembrar então: a Áustria é o país “quase alemão” e a Austrália é a terra dos cangurus.

03. Suécia x Suíça
Bandeira da Suiça à esquerda
 e da Suécia á direita
Ambos os países encontram-se na Europa e têm elevados índices de desenvolvimento econômico e social. A Suécia (Sverige, em sueco) encontra-se no norte do continente (Península Escandinava). Várias empresas suecas são multinacionais (Ericsson, Scania, Volvo, Eletrolux, dentre muitas) e a capital do país é Estocolmo. No sistema governamental desse país ainda existe uma monarquia (Rei Carlos XIV Gustavo), e ano após anos, sempre figura entre os melhores países do mundo em Índice de Desenvolvimento Humano (em 2010, seu IDH ficou em 9° lugar). Nos esportes, sua seleção de futebol sempre figura como um forte time, apesar de nunca ter sido campeã mundial. É a terra do atacante Ibrahimovic, do Milan. Já a Suíça localiza-se no coração da Europa, em meio aos Alpes. Possui 4 línguas oficiais - alemão, italiano, francês e romanche - e o nome do país nos idiomas locais são Schweiz, Svizzera, Suisse, Svizra, respectivamente. É um grande centro financeiro devido ao sistema de sigilo bancário vigente. Entre os produtos industrializados, a Suíça é conhecida pela marca de chocolates Nestlè (apesar da nação não produzir um pé de cacau sequer) e pelos caros relógios de pulso “Rolex”. Além disso, é a sede da Cruz Vermelha. É uma república federalista, onde cada Cantão (Estado) tem sua autonomia. O IDH suíço também é alto: em 2010, figurava no 13° posto do ranking. Nos esportes, seu expoente máximo é o tenista Roger Federer. Mesmo em inglês, os povos são confundidos: “suíço” se fala “Swiss” e sueco se diz “Swedish”. Para não se confundir então: a Suécia é o país do atacante Ibahimovic e a Suiça é o país do tenista Federer.

01. Eslováquia x Eslovênia
Bandeira da Eslovênia à esquerda
 e da Eslováquia á direita
Se já não bastasse o nome parecido, Eslováquia e Eslovênia possuem muitos outros aspectos em comum. Nas bandeiras, as cores e as posições delas são idênticas (de baixo para cima, horizontalmente: branco, azul e vermelho), além de possuírem um brasão (esses sim são diferente) no seu lado esquerdo. Além disso, ambos os países são povos eslavos e até seus nomes em suas línguas nativas são bastante semelhantes (Slovensko em eslovaco e Slovenija em esloveno). As semelhanças não param ai: ambas foram desmembradas de outras federações. A Eslováquia foi parte da antiga Tchecoslováquia e a Eslovênia fazia parte da Iugoslávia. Ambas os países usam o Euro como moeda local. Pode-se notar que a semelhança entre os países é mais do que apenas no nome. Na copa do mundo de 2010, era comum até comentaristas esportivos confundir-se. Quanto ao tamanho e população, a Eslováquia está na frente: tem 5,5 milhões de habitantes distribuídos em 49 mil quilômetros quadrados contra os 20 mil quilômetros quadrados que abrigam por volta de 2 milhões de eslovenos. Para não esquecer então: a Eslováquia fazia parte da Tchecoslováquia e a Eslovênia fazia parte da Iugoslávia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário