quinta-feira, 5 de maio de 2011

5 significados de nomes de bandas famosas

O nome é a palavra que identifica alguma coisa como único, singular, exclusivo; é algo que é mentalizado apenas ao ler ou ouvir um mero vocábulo. Já na antiguidade, os homens pré-históricos já utilizavam onomatopéias ou sons curtos para identificar alguma coisa. Não só pessoas, mas animais, embarcações, lugares são batizados. Logicamente, com as bandas de música, a situação é a mesma. Porém, o batismo de um grupo de músicos pode ter um significado oculto, carregado de histórias, não de apenas uma palavra ou frase aleatória. LISTA DOS CINCO cita alguns nomes de origem curiosa em meio a milhares de bandas no mundo.
05. Pearl Jam
"Geléia da vovó Pérola"
A famosa banda de Seattle foi formada em 1990 e é liderada pelo lendário Eddie Vedder. É uma das bandas mais influentes da última década do século XX. Participou do movimento grunge junto com bandas da mesma cidade, como Nirvana, Alice in Chains e Soundgarden. Vendeu cerca de 30 milhões de discos nos EUA e 60 milhões no mundo todo e é a banda recordista de álbuns ao vivo. O nome da banda foi sugerido por Vedder, que decidiu elogiar uma geléia (Jam, em inglês) feita por sua avó, que se chamava Pearl (pérola, em inglês). Segundo o vocalista do Pearl Jam, tal iguaria tinha propriedades alucinógenas.

04. Engenheiros do Hawaii
A eterna rixa Engenheiros x Arquitetos
A banda de rock gaúcha fez muito sucesso nos anos 80 e 90 e era liderada por Humberto Gessinger. Foi formada em 1985 e suas letras eram carregadas de ironias e críticas, além de musicalidade regionalista. Desde 2008, a banda deu um tempo nas gravações. Da formação original, os Engenheiros (como são chamados pelos fãs) contavam apenas como o vocalista. A banda surgiu quando Humberto Gessiger (vocal e guitarra), junto com Carlos Stein (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria) formaram uma banda para tocar num protesto na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, onde estudavam. O nome “Engenheiros do Hawaii” veio de uma sátira aos estudantes de engenharia que perambulavam pela faculdade vestindo bermudas, como surfistas havaianos. Mesma naquela época (1985), havia grande rixa entre estudantes de Arquitetura e Engenharia Civil. Em sua época áurea, a banda era formada por Gessinger, Augusto Licks e Carlos Maltz.


03. AC/DC
Corrente Contíniua ou Alternada?
Uma das bandas australianas mais famosas do mundo, está na estrada desde 1973. Foi formada em Sidney pelos irmãos Angus e Malcolm Young, nascidos em Glasgow, na Escócia, mas residentes na Austrália desde 1963. É considerada uma das primeiras bandas de heavy metal do mundo, junto com Led Zeppelin, Black Sabbath , Judas Priest e Deep Purple. Seu primeiro vocalista e co-compositor, Bon Scott, morreu em 1980 após consumir grande quantidade de álcool. Assim, o vocal foi assumido por Brian Johnson, que permanece nessa função até hoje. O nome da banda surgiu depois que os irmãos Young viram as iniciais “AC/DC” na parte inferior de uma máquina de costura da irmã mais velha deles. Muitos acham erroneamente que a sigla significa “Antes de Cristo/Depois de Cristo”. O significado correto é “Alterning Current/Direct Current” (“Corrente Contínua/Corrente Alternada”, em português), e simboliza a energia e o amor da banda pela música. O logo da banda consiste nas duas siglas separadas por um raio elétrico, remetendo a origem do mesmo.


02. Nenhum de nós
Nenhum do Nós atualmente
A banda liderada por Thedy Corrêa estourou nas paradas brasileiras nos anos 80 graças a música “Astronauta de Mármore”, versão em português de “Starman”, de David Bowie. Foi formada em 1986 e mantém-se ativa até hoje. Também pertence à vertente gaúcha do rock nacional dos anos 80 e 90, junto com os Engenheiros do Hawaii. Apresentaram-se pela primeira vez como “Nenhum de Nós” em um pequeno bar e tocaram para 80 pessoas, entre amigos próximos e parentes. O nome foi escolhido para ilustrar algo em comum entre os integrantes: Nenhum de Nós enxerga direito (todos usavam óculos); Nenhum de Nós rodou na escola (iam bem nas aulas); Nenhum de Nós serviu o serviço militar.




01. Guns n’ Roses
Armas + Rosas
Uma das principais bandas dos anos 90, é liderada (acredite, não acabou ainda) pelo patriótico Axl Rose – ele apresentava-se com freqüência usando roupas com motivos da bandeira dos EUA. Seu período de maior sucesso foi entre 1987 (quando estourou a canção Sweet child o’mine) e 1993 (quando lançaram a coletânea “The Spaghetti Incident?”). Após vários retornos e mudança de integrantes, a banda lançou seu último disco em 2008 intitulado “Chinese Democracy”. O nome da banda veio da fusão de dois grupos de rock - Hollywood Rose e L.A. Roses – pois logo que foram dispersos, formaram o Guns N’Roses (Armas e Rosas, em inglês). Eu sua época áurea, além de Axl, a banda era composta por Slash (Guitarra solo), Izzy Stradlin (Guitarra base), Duff (baixo) e Steven Adler (Bateria).

* Pauta sugerida por Fávio Sgavioli - Pederneiras/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário