sexta-feira, 13 de maio de 2011

5 frases marcantes no cinema

O cinema é uma fábrica de sonhos que faz parte de nosso cotidiano desde nossas mais remotas lembranças. Sua interação com nossa vida é tanta que além de imortalizar personagens e histórias, simples frases ficam marcadas para a eternidade e passam a fazer parte da cultura popular. LISTA DOS CINCO relembra cinco célebres frases da história do cinema.

05. “Eu sou seu pai”
A frase foi dita no filme “O império contra ataca”, da franquia “Star Wars”. O filme foi lançado em 1980 e orçado em US$33 milhões; conseguiu arrecadar mais de meio bilhão de dólares. “I am your father” (Eu sou seu pai, em inglês) foi dita pelo emblemático vilão Darth Vader durante um antológico duelo de sabres de luz com o guerreiro Jedi Luke Skywalker.


04. “ET telefone minha casa...”
ET – O Extraterreste (ET – The Extra-terrestrial, EUA, 1982) ainda é uma das maiores bilheterias da história do cinema e foi o primeiro filme a arrecadar mais de US$ 700 milhões. Em 1983, levou 4 prêmios Oscar (melhor trilha sonora, melhores efeitos especiais, melhores efeitos sonoros e melhor som). “ET phone home...” (que foi traduzido como “ET telefone minha casa...”) é falado pelo alienígena para seu protetor Elliot (interpretado por Henry Thomas) quando ele pede ajuda para entrar em contato com os seres de sua raça. Uma curiosidade: o transmissor (o “telefone”) utilizado por ET para contatar os extraterrestres realmente funcionava e foi construído por um especialista em ciência e tecnologia. O Instituto Cinematográfico Americano colocou esta frase na 15.ª posição na lista das melhores 100 frases de filmes de todos os tempos.


03. “This is Sparta!”
O filme “300” foi baseado numa História em Quadrinhos do renomado Frank Miller e fala sobre a Batalha de Termópilas, travada entre gregos de Esparta contra os invasores Persas. O duelo é desleal: são três centenas de soldados espartanos, liderados pelo Rei Leônidas I, contra dezenas de milhares de guerreiros do Império Persa, governado por Xerxes. “This is Sparta!” (“Isso é Esparta!”, em português) é falado aos berros pelo rei espartano quando recebe um mensageiro persa que carregava uma mensagem do chefe da Pérsia e solicitava a rendição dos gregos. Leônidas joga o mensageiro num poço, negando a rendição. A frase em inglês virou febre na internet ganhou milhares de versões.


02. “My name is Bond... James Bond.”
O famoso espião dos cinemas foi criado pelo escritor britânico Ian Fleming em 1953 e inicialmente apareceu em livros de bolso na forma de novelas. Bond chegou a ser tema de um seriado de TV nos EUA, mas ganhou destaque mesmo na tela do cinema. Ele servia o Serviço Secreto Inglês (MI6) e era descrito como um homem viril, perito em artes marciais e que combatia o mal por todo o mundo. Ficou famoso por sua célebre apresentação “My name is Bond... James Bond” (“Meu nome é Bond... James Bond”, em português), repetida em todos os seus filmes. O Instituto Cinematográfico Americano colocou esta frase na 22.ª posição na lista das melhores 100 frases de filmes de todos os tempos.


01.”Hasta La vista, baby”
A célebre frase em espanhol – “Até a vista, bebê”, em tradução livre - foi dita pelo ator Arnold Schwarzenegger no filme “O Exterminador do Futuro II: O Julgamento Final”. O ator austríaco interpreta o ciborgue T-800 e diz a famosa frase quando vai atirar num T-1000, um robô feito em metal líquido que vem do futuro para eliminar John Connor, que se tornará líder da resistência humana. O Instituto Cinematográfico Americano (que não é o “LISTA DOS CINCO”) colocou esta frase na 76.ª posição na lista das melhores 100 frases de filmes de todos os tempos. Para homenagear o filme, a banda irlandesa U2 lançou em 2000 um álbum com o mesmo nome da frase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário