terça-feira, 10 de maio de 2011

5 músicos não estadunidenses que cantam em sua língua nativa

Em qualquer parte do mundo, nas mais longínquas épocas, a música está presente na vida humana. Na antiguidade, tambores, galhos de arvores, utensílios de ossos era os instrumentos usados durantes as performances musicais. Atualmente, potentes pedaleiras aliadas a modernas guitarras e contrabaixos, além de robustas baterias e teclados dotados de alta tecnologia enchem nossos ouvidos com os mais diversos estilos musicais. O inglês é uma das línguas mais usadas, pois agrega maior aceitação no mercado fonográfico universal. Mas não é a única língua a ser usada. LISTA DOS CINCO viaja pelo planeta e mostra alguns músicos de outras nações que não falam inglês e utilizam suas línguas nativas.
05. O-Zone
A Boy Band lançada no início dos anos 2000 reside na Romênia, mas são de um pequeno país próximo chamado Moldávia. Era formada por Dan Bălan, Radu Sârbu e Arsenie Toderaş e se destacaram em estilos dançantes como a música eletrônica e Eurodance. Seu principal sucesso foi a música “Dragostea din tei” (Amor de Tília, em moldávio/romeno), que no Brasil foi regravada pelo cantor latino como “Festa no Apê”. Na Europa, fizeram muito sucesso no verão de 2004, não apenas com essa música, mas com outra canção chamada “Despre Tine”. As músicas são cantadas na língua moldávia, uma variação do romeno moderno.


04. Molotov
A banda mexicana de rapcore foi formada em 1995 e toca até hoje. É formada por Tito Fuentes (vocal e guitarra), Mickey "Huidos" Huidobro (vocal e baixo), Paco Ayala (vocal e baixo) e Randy "El Gringo Loco" Ebright (vocal e bateria). Algumas de suas músicas têm cunho político, como “Gimme tha Power” e “Frojolero” e falam sobre a imigração mexicana para os Estados Unidos. Muitos críticos comparam o grupo mexicano com a banda Rage Against the Machine, pois suas canções misturam Metal com vocais de Rap. Suas letras são em espanhol e algumas carregam algumas frases em inglês.

03. Orishas
O trio originário de Cuba se conheceu em Paris e lançou seu primeiro disco em 1999. Composto por Yotuel, Roldan e Ruzzo, o grupo cubando mistura vocais de rap com ritmos latinos. As letras são carregadas de protestos e falam sobre a vida dos cubanos que vivem no exterior, além dos problemas nas periferias das cidades da terra de Fidel. O grupo faz muito sucesso na Europa e em países da América Latina. O nome da banda é uma alusão a divindades africanas, muito popular em Cuba, religião seguida por seus integrantes. Suas músicas são cantadas em espanhol, e às vezes, há trechos em francês.

02. Mano Chao
O músico Jose-Manuel Thomas Arthur Chao cresceu bilíngüe, pois nasceu na França e por influência do seu pai, um escritor galego, também aprender a falar espanhol. Em seus discos, há um verdadeiro caldeirão de idiomas: além de cantar em francês e espanhol, há canções em inglês, português brasileiro e em galego. Mano Chao já se apresentou em várias cidades brasileiras e tem uma forte ligação com América Latina. Antes da carreira solo, tocou em várias bandas e a mais famosa foi o conjunto francês “Mano Negra”, de cunho anarquista.

 

01. Rammstein
O poderoso sexteto está na estrada desde 1994 e é considerada a banda da Alemanha mais conhecida no exterior atualmente. São expoente no cenário do Metal Industrial mundial e é formada por Till Lindemann (vocais), Richard Z. Kruspe (Guitarra), Paul Landers (Guitarra), Oliver "Ollie" Riedel (Baixo), Christoph "Doom" Schneider (Bateria) e Christian "Flake" Lorenz (Teclados). Já gravaram vários singles e tem 6 álbuns na carreira, além de se apresentarem em todo o mundo. São considerados um dos embaixadores da língua alemã, pois a grande maioria de suas canções são cantadas nesse idioma. Possuem algumas versões de suas canções em inglês e gravaram apenas uma canção em espanhol e outra em russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário