segunda-feira, 9 de maio de 2011

5 tecnologias que não eram populares há 20 anos

O desenvolvimento da informática e de suas técnicas ocorridas no final do século XX revolucionou o mundo e facilitou a vida de todos. Novas mídias de armazenamento, novas formas de tecnologia, sistemas inovadores de entretenimento e comunicação transformaram o modo de vida das pessoas. As pessoas que tem cerca de 30 anos de idade sabem que essa mudança ocorreu de maneira breve e veloz, e coisas banais hoje em dia até existiam há 20 anos, mas não eram acessíveis para a grande maioria. LISTA DOS CINCO mostra 5 objetos frutos do rápido desenvolvimento tecnológico.
05. DVD
Quem não tem um único DVD em casa? Seja nos barracos nas favelas, seja em mansões em bairros nobres, esse equipamento revolucionou o sistema de armazenamento de dados. Possui entre 4,7GB e 8,5GB e proporciona melhor qualidade de imagem e som – muito superior as antigas fitas VHS, tão comuns nos anos 80 e 90. A tecnologia é recente: foi lançada em 1995 e foi desenvolvida através de um consorcio entre várias empresas do ramo (entre elas a Toshiba, Phillips, Sony, Mitsubishi e Pioneer). O leitor desse tipo de disco foi lançado em 1997 no Japão e só ganhou força no Brasil após 2002. Atualmente, novos sistemas de armazenamento de dados estão no mercado – entre eles o Blue Ray e o HDTV. Porém, ambos têm custo elevado, o que contribui para que o DVD continue ainda como um bom e barato sistema de armazenamento de dados.
04. Telefone Celular
Os estudos sobre telefonia celular remontam á década de 40. A empresa americana Bell Labs desenvolveu uma tecnologia de interligação telefônica através do ar no qual eram usadas várias antenas que funcionavam como repetidores. Essas torres eram chamadas de “células” – daí vem o nome da telefonia. O primeiro celular foi fabricado pela sueca Ericsson em 1956. O aparelho – pasmem – pesava 40 quilos e era instalado no porta-malas de um carro! Em 1973, a estadunidense Motorola desenvolveu seu aparelho em menores dimensões – o DynaTAC 8000X tinha cerca de 25 centímetros de comprimento por 7 centímetros de largura, e pesava cerca de 1 quilo. A telefonia celular teve início no Japão e na Suécia em 1979, chegou no Brasil em 1990, mas só ganhou força no país na segunda metade da década de 90, graças ao barateamento dos aparelhos e das ligações. Em 1989, havia cerca de 4 milhões de celulares no mundo; em 2009, o número já era de impressionantes 4,6 bilhões de aparelhos. Atualmente, os telefones móveis têm inúmeras funções: podem tocam música, trocam arquivos e mensagens de textos, possuem jogos, dentre muitas outras funcionalidades.
03. MP3
Há alguns anos, os aparelhos de áudio portáteis reproduziam fitas K7 ou CDs - aparelhos conhecidos como Walkman e Discman, respectivamente. Esses dispositivos eram relativamente pequenos e não tão pesados. No caso dos walkmen, não era possível encontrar o início da música automaticamente – o portador tinha que correr a mídia (no caso, a fita K7) de maneira randômica, até encontrar o começo da canção. Porém, com o advento da informática, novos aparelhos, muito pequenos e bem mais leves, tomaram conta do mercado a partir de meados dos anos 2000: são os MP3 players, capazes de reproduzir arquivos digitais que são armazenados numa memória interna ou em cartões. O início dos estudos que visavam a compressão de áudio começou em 1970, mas apenas conseguiu-se algo concreto com o surgimento do formato OCF, em 1988. A tecnologia mp3 só foi lançada de fato em 1995. Os primeiros aparelhos portáteis surgiram em 1998 e a tecnologia de dispositivos que liam CDs com mp3 gravados foram lançados nos EUA apenas em 2000. Atualmente, é amplamente usado e gera muita polêmica quanto a arrecadação de direitos autorais. Existem vários programas e sites especializados que buscam esse tipo de arquivo digital na internet, a maioria livre de qualquer tipo de pagamento de direitos autorais aos compositores e músicos. Esse tipo de ato, considerado ilegal, gera milhões de dólares em prejuízo ao ano e freqüentemente gravadoras e músicos entram na justiça contra usuários deste tipo de tecnologia ilegal.
02. Cinema 3D
Os filmes em imagens em três dimensões são bastante antigos: a primeira produção dessa categoria remonta a 1922 (“The Power of Love). Porém, o filme “Bwana Devil”, de 1952, é comumente referido como o primeiro filme 3D. Em meados do século XX, o surgimento dos aparelhos de TV se tornaram uma ameaça para as salas de cinema. Assim, nessa época, muitas produções foram criadas a fim de atrair o público. “House of Wax” (1953), “Spooks!” (1953) e “The Stewardesses” (1969) são alguns exemplos nessa época. Porém, a novidade não vingou. Poucas produções foram gravadas nesse formato, como “Tubarão 3D” (1983) e “A Hora do Pesadelo 6” (1991). Nos anos 2000, o cinema passa a competir com a internet, o que forçou os produtores de cinema a investir em algo inovador para avocar o público para as salas. Novamente, a solução encontrada foi o cinema 3D. Em 2009,  16 filmes foram lançados nesse formato; em 2010, foram lançados 21 filmes 3D. 
01. Internet
Sem dúvida, a Rede Mundial de Computadores é uma das maiores invenções da história e trouxe consigo uma revolução jamais vista antes. Surgiu durante a Guerra Fria graças a verdadeira corrida tecnológica travada entre Estados Unidos e União Soviética. Após o lançamento do satélite Sputnik pelos soviéticos, os estadunidenses trabalharam num sistema de informações e defesa chamado ARPA. Em 1969, criaram uma rede de computadores que interligava computadores militares e de faculdades americanas, chamado ARPANET. Em 1990, foi liberada na Europa para fins científicos. A popularização da Internet ocorreu no Brasil a partir da segunda metade da década de 90. Atualmente, movimento milhões no comércio eletrônico, conecta pessoas através das redes sociais e comunicadores instantâneos, é capaz de realizar transações bancárias e fonte de pesquisa e entretenimento, entre outras utilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário