Em algumas participações cinematográficas, alguns papéis parecem que são feitos para determinados atores. Num casamento perfeito, a imagem e a personalidade de alguns personagens simplesmente fundem-se em uma só figura. Assim, os fãs e espectadores em geral sempre associam ambas as entidades. LISTA DOS CINCO apresenta algumas atuações que se misturam a alguns atores.
05. Tobey Maguire: O Homem-Aranha
O ator estadunidense nasceu em Santa Mônica em 1975 e tem o rótulo de “eterno Homem-Aranha”. Teve a infância difícil, pois seus pais se divorciaram quando ele tinha apenas dois anos. Ele queria fazer um curso de culinária, mas sua mãe ofereceu US$100,00 para estudar teatro. Participou de diversos comerciais e séries entre o final dos anos 80 e meados dos anos 90. Sua primeira aparição no cinema foi no filme “The Wizard” (1989). Ainda menor de idade, tinha comportamento festeiro e chegou a ser considerado um alcoólatra. Livrou-se do vício com a ajuda dos Alcoólicos Anônimos. Recuperado, trabalhou em vários filmes – entre eles O Despertar de um Homem (1993), Sexo, Drogas e Confusão (1995) e Pleasantville – A vida em Preto e Branco (1998). Porém, nenhum papel chegou perto do sucesso na atuação como Peter Parker, identidade secreta do Homem-Aranha. O filme, lançado em 2002, foi dirigido pelo renomado Sam Raimi. O sucesso foi tão grande que duas seqüências foram lançadas, ainda protagonizada por Maguire: Homem-Aranha 2 (2004) e Homem-Aranha 3 (2007). Em 2012, deve ser lançado o quarto filme da franquia; porém, Maguire já declarou que não representará mais Peter Parker. Fica a pergunta: será que algum outro ator conseguira atuar de maneira tão convincente o papel do super-herói da Marvel?
04. Harrison Ford: Indiana Jones
O personagem Henry Jones Júnior, conhecido apenas como Indiana Jones, é um dos maiores ícones da história do cinema. Foi criado por Steven Spielberg e George Lucas e imortalizado pelo ator Harrison Ford. O personagem é um professor de arqueologia e aventureiro nato, e carrega consigo seu inseparável chapéu e um chicote. O apelido “Indiana” teria sido dado na infância de Henry, em homenagem a um cachorro dele; na verdade, o nome foi dado graças a um cão que pertencia a George Lucas. As histórias são ambientadas entre as décadas de 30 e 50 e renderam quatro filmes: Indiana Jones e os caçadores da arca perdida (1981), Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), Indiana Jones e a última cruzada (1989) e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008). Além do cinema, o personagem está presente em vários jogos e em uma série de TV. Harrison Ford, ator estadunidense nascido em 1946, tinha anteriormente feito muito sucesso em “Star Wars”. Anterior a essa produção, fez vários papeis insignificantes que chegou a desanimá-lo em sua carreira. Chegou a largar tudo em 1970 para ser carpinteiro. Porém, após intervenção de um de seus clientes que era amigo de George Lucas, atuou na comédia romântica American Graffiti – Loucuras de Verão e voltou para as telonas em definitivo em 1973. Há rumores de um quinto filme da série – uns até argumentam que o personagem principal seria o filho de Indiana, Mutt Williams, mostrado no quarto filme. Porém, George Lucas foi categórico ao negar essa afirmação: "Harrison Ford é Indiana Jones. Se fosse Mutt seria Mutt Williams e a Busca por Elvis ou coisa parecida".
03. Daniel Radcliffe: Harry Potter
As histórias do jovem bruxo britânico foram escritas por J. K. Rowling e é um dos maiores sucessos da literatura moderna, cuja venda ultrapassa 500 milhões de unidades. Conta a história de Harry Potter, um jovem que ingressa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Os livros acompanham o crescimento natural do personagem: cada um equivale a um ano do bruxo na escola. No cinema, foram feitos 8 filmes baseados na obra – o último da série, em 2011. Harry Potter é vivido pelo ator britânico Daniel Radcliffe (nascido em Londres em 1989). O ator começou sua carreira em 1999 atuando no filme feito para a televisão “David Copperfield” (nada a ver com o famoso ilusionista). Participou de vários outros filmes de menor expressão. Sua fama mundial aconteceu de fato quando foi escalado para viver o bruxo Harry Potter, em 2001, no lançamento de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Na ocasião, Radcliffe tinha apenas 12 anos. Após o suposto término dos filmes da franquia em 2011, uma coisa é fato: Daniel Radcliffe carregará para sempre o título de “Eterno Harry Potter”.
02. Christopher Lloyd: Doc. Emmett Brown
Nascido em Stamford, EUA, em 1938, a carreira do veterano ator Christopher Lloyd é longa: o ator participou de vários filmes famosos da história do cinema. Clássicos como “Um estranho no ninho”, de 1975 e “Taxi”, de 1978, são alguns exemplos de célebres produções onde ele participou. Mas o papel que imortalizou de fato o ator é o maluco doutor Emmett Brown, um dos protagonistas do clássico filme de ficção científica “De volta para Futuro”. A produção de Robert Zemeckis é composta por 3 seqüências (lançadas em 1985, 1989 e 1990) e é considerada uma das melhores trilogias da história. Lloyd participou de inúmeras produções após esse famoso título – entre as mais marcantes, viveu o Tio “Chico” Fester em “A Família Adams”, além de aparecer em episódios das séries de TV “Chuck”, “Numb3r, “Law & Order” e “Fringe” – mas nenhuma chegou perto do sucesso conquistado com sua interpretação como o Dr. Brown.
01. Christopher Reeve: O Super-Homem
Em “Superman – O Retorno”, lançado em 2006, os fãs do herói da DC Comics sentiram a enorme falta que Christopher Reeve faz nas histórias do homem de aço. Na nova versão, Clark Kent foi vivido pelo ator Brandon Routh e não agradou os fãs da franquia. Na verdade, a nova história tentou continuar o enredo de “Superman IV”, lançado em 1987, e foi um verdadeiro fracasso perante os críticos. Os filmes são inspirados nos quadrinhos lançados nos anos 30, e o personagem é considerado um dos maiores ícones da cultura pop. Na história, o planeta Krypton explodiu e o cientista Jor-El enviara seu filho Kal-El, ainda bebê, para a Terra. Ele é encontrado e adotado pelo casal Kent, dois fazendeiros da pequena cidade de Smallville. Ele nota que tem poderes de um super-humano, como super velocidade, visão de raio-X, super força e a capacidade de voar. Quando adulto, decide deixar a mãe adotiva (seu pai morrera) e começa a trabalhar em um jornal chamado “Planeta Diário” na fictícia cidade de Metrópolis. É apaixonado pela jornalista Louis Lane (nos quadrinhos, ele é casado com ela). Christopher Reeve viveu pela primeira o herói em 1978, que foi um sucesso do cinema. A boa bilheteria e crítica rendeu outros 3 filmes: Superman – A Aventura continua (1980), Superman III (1983) e Superman IV – Em busca da paz (1987). Reeve protagonizou um episódio trágico: depois de sofre uma queda com um cavalo, ele fraturou as duas primeiras vértebras e ficou tetraplégico. Após o acidente, ele se empenhou em uma campanha a favor de pesquisas com células-tronco. A luta durou até 2004, quando uma infecção acarretou um infarto, que matou Christopher Reeve. Apesar de ter participado de bons filmes – “Em algum lugar do passado”, “Alerta Vermelho: Netuno profundo” e “Vestígios do dia” – o papel que realmente imortalizou Reeve foi o homem de aço. Mesmo depois de sua morte, Christopher Reeve foi e ainda será o eterno Super-Homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário