terça-feira, 17 de maio de 2011

5 países que fazem parte do cenário musical mundial

Em qualquer lugar que se vá no mundo, a língua mais usada nas letras de música é quase unanimidade: se um músico pretende fazer sucesso, é quase regra que as canções sejam cantadas em inglês. Muitas bandas que cantam na língua da Rainha Elizabeth segunda tem outro idioma como nativo. Outros compositores preferem usar a língua oficial do país em que nasceu e mesmo assim tem sucesso em todo o mundo. LISTA DOS CINCO relembra agora algumas bandas e grupos que não são dos EUA, mas fazem sucesso no mundo inteiro.
05. Suécia
O país escandinavo faz parte do cenário musical desde os anos 70, com o sucesso do grupo ABBA – considerado o maior conjunto musical sueco de todos os tempos - que balançou o mundo ainda na era disco. Nos anos 80 e início dos anos 90, quem estourou nas paradas mundiais foi a dupla Roxette, famosos por suas baladas românticas e rock dançante. Ainda nos anos 90, foi a vez do quarteto Ace Of Base, na época que a Europa, Ásia e América do Sul curtiam a chamada era da Dance Music. Todas essas bandas suecas cantam em inglês.


04. Finlândia
A frio país escandinavo exporta atualmente bandas de metal melódico e medieval. O quarteto de Violoncelos Apocalyptica, que toca rock pesado misturado a instrumentos eruditos de cordas. As bandas Sonata Arctica e Nightwish são alguns exemplos da música finlandesa atual, que costuma combinar riffs de guitarras com instrumentos sinfônicos. Outra banda que estourou nos anos 2000 foi o rock alternativo do The Rasmus, . As bandas finlandesas citadas neste post cantam em inglês.

03. Itália
O “país da bota” sempre exportou músicos. Compositores como Vivaldi (século XVII), Verdi (século XIX), Rossini (século XIX) e Puccini e são referencias na música erudita. Nos anos 60, grandes nomes como Gli Anni Moderni, Peppino di Capri, Sergio Endrigo, Domenico Modugno e Rita Pavone espalharam o idioma italiano pelo mundo (cantavam em sua língua nativa). Outro grande nome da música italiana, agora lírica, foi o grande Luciano Pavarotti, morto em 2007. Nos anos 90, outros nomes como Eros Ramazzotti, Andrea Bocelli e Laura Pausini, ainda cantando em italiano, fizeram muito sucesso em todo mundo com suas músicas românticas. Ainda na última década do século XX, os italianos são considerados, junto com os alemães, os precursores de estilos eletrônicos populares, como a Eurodance, House Music e Dance Music. Nomes como Double You e Alexia estouraram em meados dessa década. Atualmente, podemos destacar novos nomes da música eletrônica italiana, como o DJ Benny Benassi, além da banda de rock Lacuna Coil (todos esses últimos citados cantam em inglês).

02. Alemanha
Os germânicos são referencia musical desde o século XVIII, e grandes músicos como Beethoven, Bach, Brahms e Wagner. Nos anos 70, surgiu o grupo Kraftwerk, considerado o primeiro grupo de música eletrônica do mundo. Nos anos 80 e 90, os Scorpions soaram nos cinco continentes com canções como “Wind of chance”, “White Dove” e “Still loving you” (cantando sempre em inglês). Em meados da década de 90, junto com os italianos, vários grupos de música eletrônica fizeram sucesso no mundo, entre eles Masterboy, Fun Factory, Culture Beat. Nos anos 2000, os alemães se tornaram referencia no Metal Industrial mundial, estilo que combina guitarras pesadas com teclados e sintetizadores de som. Nesse estilo, as principais bandas cantam na língua nativa e seus principais nomes são Megaherz, In Extremo, Oomph! e Rammstein.


01. Inglaterra
A terra dos Beatles sempre esteve em evidência no cenário musical. Ainda nos anos 60, os garotos de Liverpool tinha uma certa rivalidade com os Roling Stones, também britânicos. O país exportou artistas dos mais diversos gêneros musicais, desde a música romântica (Robbie Williams), passando pelo Trip Hop (Morcheeba, Mattafix, entre outros), a música eletrônica (Chemical Brothers, The Prodigy, Pet Shop Boys, Depeche Mode, Fat Boy Slim), além de inúmeras bandas de rock (Queen, Iron Maiden, Oasis, Radiohead, Snow Patrol, Muse, entre outras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário