“Quem não é visto, não é lembrado”, diz a velha premissa publicitária. Uma coisa é certa: todos os anos, empresas de qualquer natureza gastam milhões de dólares em campanhas publicitárias. Verdade seja dita, mas alguns desses comerciais ou são tão bem elaborados ou são tão simples, que são incorporados na cultura popular. Frases marcantes, misturas inusitadas, jingles (aquelas musiquinhas que grudam na cabeça) e até os garotos-propaganda impregnam tanto que mesmo depois do final da campanha publicitária, eles ainda podem ser vistos ou ouvidos. LISTA DOS CINCO relembra alguns famosos comerciais de TV.
05. Tostines
“Tostines vende mais por que é fresquinho ou é fresquinho por que vende mais?”. O famoso “teorema” foi, por anos, o slogan dos famosos biscoitos. A campanha publicitária foi lançada apenas em 1984, mas a marca chegou ao mercado em 1965. Era fabricada pela Fábrica de Doces Carvalho & Lobo, localizado em um galpão na esquina da Rua Thiers com a Rua Hannemann, no bairro do Pari, em São Paulo. Tostines foi a primeira marca de biscoitos a ser embalada em pacotes, realidade que existia apenas nos EUA e na Europa. A marca foi líder de mercado por anos e a gigante suíça Nestlé a adquiriu em 1993. Com a aquisição, a Nestlé mudou o slogan para “Não tem segredo. Mais fresquinho e gostoso é Tostines”. Porém, a frase do “Teorema de Tostines” mantém-se viva até hoje. Relembre abaixo um dos comerciais famosos com a célebre pergunta:
04. Bamerindus
O antigo banco fundado em Curitiba apresentou várias campanhas publicitárias memoraveis no final dos anos 80 e que durou até meados dos anos 90. Em 1987, contratou o ator Toni Lopes para apresentar um revolucionário produto bancário conhecido na época como “conta remunerada”. Porém, nos anos 90, surgiu o jingle “O tempo passa, o tempo voa; e a 'Poupança Bamerindus' continua numa boa... é a 'Poupança Bamerindus'!", que é até hoje cantado. No programa “Domingão do Faustão”, da Rede Globo, era constantemente executado pelo “lendário” Maestro Caçulinha. No comercial de TV, o ator Toni Lopes sempre o terminava dizendo “Esse Bamerindus...” Toni protagonizou os comerciais do banco entre 1987 até 1995, quando foi contratado, agora, pelo Banco do Brasil. O ator morreu em 2004 quase que esquecido pela mídia. O Bamerindus mergulhou numa enorme crise e foi adquirido pelo banco inglês HSBC em 1997.
Não lembra quem foi Toni Lopes? Veja o comercial:
De lambuja, esse é o comercial com a memorável música:
03. Guaraná Antarctica
O jingle “Pipoca com Guaraná” faz parte de uma das mais famosas campanhas publicitárias nos anos 90. O comercial foi lançado em 1991 e o projeto publicitário é da empresa DM9. A música do comercial foi criado por Campa, Mineiro e Brunetti. A Antárctica é líder brasileira no seguimento de refrigerantes a base de guaraná e lançou esse produto em 1921. É uma das quinze marcas de refrigerantes mais vendidas no mundo. Essa era a letra do famoso comercial:
"Pipoca na panela/começa a arrebentar/pipoca com sal que sede que dá! Pipoca e Guaraná, que programa legal/ Só eu e você, e sem piruá, que tal?
Eu quero ver pipoca pular (Pipoca com Guaraná)/Eu quero ver pipoca pular (Pipoca com Guaraná)/Quero ver pipoca pular, pular/Soy louca por pipoca e Guaraná
E pra relembrar, esse foi o famoso comercial da Antártica:
02. Bombril
Por muitos anos, a marca Bombril foi líder absoluta ramo de lãs de aço, quando dominava 90% desse mercado. Atualmente, sofre com a concorrência de outros produtos (principalmente da Asolan, da Hypermarcas). O slogan mais ilustre da marca de lãs de aço é “Bombril: mil e uma utilidades”. Seus comerciais de TV entraram para o Guiness Book em 1994, por ter a frente da campanha o mesmo garoto-propaganda desde 1978. O ator Carlos Moreno continuou no comercial até 2004, quando acumulou impressionantes 337 participações nos reclames da Bombril. Foi substituído por mulheres e convidado a voltar a frente das campanhas da marca em 2007. Em 2011, foi substituído por uma campanha denominada “Mulheres Evoluidas”, que conta com as atrizes Dani Calabresa, Marisa Orth e Monica Iozzi. Este é o comercial da volta de Carlos Moreno nos comerciais da Bombril:
01. Cofap
A Cofap é uma reconhecida marca de peças automotivas e sua fama foi conquistada graças a uma série de comerciais de TV, criados pela agência W/Brasil, veiculados entre 1989 até 1993. Esses reclames apresentavam amortecedores e eram estrelados um meigo cão da raça Dachshund marrom que sempre ajudava sua família. O sucesso foi tão grande que essa raça de cachorro alemã – que, aliás, de difícil pronúncia em português (diz-se algo como dachis-rundi) – é conhecida até hoje como Cofap ou Cofapinho. O nome real do cachorro era Rodolfo Cebolinha. A Cofap foi vendida á empresa italiana Magneti Marelli, subsidiada do grupo FIAT, em 1997. Veja uma coletânea de comerciais com o simpático cãozinho:
Nenhum comentário:
Postar um comentário