Desde os primórdios, a humanidade desenvolveu maneiras de regulamentar o poder do governo sobre o resto da sociedade. Um dos mais antigos sistemas de governo é conhecida como monarquia, onde todos as decisões governamentais estavam na mão de um só monarca (conhecida por monarquia absolutista). Porém, após a Revolução Gloriosa (Inglaterra, 1688-89) surgiu uma nova forma de governar no qual havia representantes da sociedade (parlamento) que legislava em conjunto com o monarca (monarquia parlamentarista). Em 1776, com a Independência dos EUA, o Presidencialismo surge como nova forma de governar. Porém, vários países do mundo adotaram o parlamentarismo junto a figura do presidente. Outros mantêm a tradição das monarquias, sejam elas parlamentaristas, absolutistas, ou até mesmo eletiva (quando há eleição para escolher o rei). Em países monarquistas, há o Chefe de Estado, representado pelo rei, rainha, sultão ou outras figuras monárquicas, no qual tem apenas função representativa e diplomática; já o Chefe de Governo, geralmente representado pelo Primeiro-Ministro, é quem de fato governa a nação. LISTA DOS CINCO viaja pelo mundo e mostra algumas monarquias ainda vigentes.
05. Butão
Jigme Khesar Namgyel Wangchuck |
Neste pequeno país encravado na Cordilheira do Himalaia, na Ásia, seus cerca de 700 mil habitantes são governados pelo Rei Jigme Khesar Namgyal Wangchuck. A capital do Butão é Thimphu. O sistema de governo butanês mudou para uma monarquia constitucional apenas em 2006 (anteriormente era absolutista), quando o Rei Jigme Singye Wangchuck, em um discurso histórico, convocou eleições democráticas. Ele abdicou em favor de seu filho que é o atual monarca do país. O atual Rei Wangchuk é o Chefe de Estado mais jovem do mundo (nasceu em 1980). Uma curiosidade sobre o país: o Butão foi o primeiro país do mundo a banir completamente o cigarro (em 2004), sendo proibido o consumo, a fabricação e a venda desse produto.
04. Suécia
Rei Carlos XVI Gustavo |
Segundo a “Economist Intelligence Unit”, a Suécia é o primeiro lugar no índice de democracia dentre 167 países. O parlamento sueco é conhecido como “Riksdag”, que é responsável por legislar o país, além de escolher o primeiro-ministro e os ministros do governo. Os parlamentares são, de fato, quem detém a autoridade suprema na Suécia. Desde 1973, o Chefe de Estado é o Rei Carlos XVI Gustavo. Já o Chefe de Governo é o Primeiro-Ministro Fredrik Reinfeldt (desde 2006).
03. Malásia
Mizan Zainal Abidin |
O longínquo país mulçumano do sudeste asiático tem por volta de 30 milhões de habitantes e tem uma curiosa monarquia eletiva, sob uma federação constitucional. A Malásia tem parte de seu território numa península do sudoeste asiático e parte numa ilha, e a capital é Kuala Lumpur, um importante centro econômico da região. O sultão é chamado de “Yang di-Pertuan Agong”, atualmente ocupado por Mizan Zainal Abidin. Já o chefe de governo é o primeiro-ministro Najib Tun Razak. O Chefe de Estado malaio é escolhido a cada cinco anos por nove membros hereditários que formam o Conselho dos Governantes. O voto é secreto dentre os seus integrantes.
02. Vaticano
Papa Bento XVI |
O Vaticano é uma cidade-estado encravada dentro de Roma, na Itália. Muitos certamente perguntarão se o Vaticano é um país; a resposta é sim aliás, com seus 0,44km², ocupa o posto de menor nação independente do mundo. É a sede da Igreja Católica, chefiada pelo Papa Bento XVI (Joseph Ratzinger). É um dos poucos países no mundo que mantém uma monarquia absolutista, onde o Papa é quem dá as cartas. O chefe da Igreja Católica é escolhido por um conselho de cardeais denominado Conclave, que o elege para o cargo em caráter vitalício e não hereditário. A população do Vaticano gira em tornos de 800 habitantes e é formada apenas por membros da Igreja (Bispos, Cardeais, Arcebispos, etc.). A língua oficial é o latim, apesar da maioria da população falar italiano.
01. Reino Unido
Rainha Elizabeth II |
A Rainha Elizabeth II, além de monarca do Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), é quem reina em todos os países que fazem parte da Comunidade Britânica de Nações (conhecida como Commonwealth). Os ingleses foram uma das primeiras nações do mundo a adotar o parlamentarismo como sistema de governo. Elizabeth II faz parte da dinastia Windsor, família que reina na Grã-Bretanha desde 1917. Ela subiu ao cargo de Chefe de Estado em 1952. Em 2011, a realeza britânica ocupou os noticiários do mundo todo graças ao casamento de seu neto William com Kate Middleton (agora com o título de Catherine, Duquesa de Cambridge).
Muito Obrigado ....Estou fazendo um trabalho sobre as monarquias e isso me ajudou bastante !!
ResponderExcluirvaleu em!!!otimo site parabens