quarta-feira, 4 de maio de 2011

5 brasileiros (ou quase) poliglotas

A língua e a escrita são as principais ferramentas de comunicação da humanidade. Desde que os homens aprenderam a manipular a boca, língua, dentes, garganta e a intensidade do ar, foi capaz de entender e ser compreendido pelo outro. Porém, devido os centenas de idiomas e dialetos falados no planeta, a língua é um obstáculo e tanto para a comunicação extra pessoal. Imagine-se num restaurante no Cazaquistão, com um cardápio escrito na língua local, e sinta a dificuldade. Porém, algumas pessoas destacam-se por conseguir falar vários idiomas. Quando alguém é capaz de falar duas línguas, é um bilíngüe; quando fala três idiomas, é um  trilingüe; quatro ou mais, daí sim temos um poliglota. LISTA DOS CINCO enrola a língua e mostra cinco celebridades que moram no país capaz de falar mais de três idiomas.
05. Felipe Andreoli
Luiz Felipe Guimarães Andreoli nasceu em São Paulo, em 1980, e formou-se nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM). Desde criança, acompanhava o seu pai em grandes redes de TV (Globo, Record e Bandeirantes). Seu primeiro trabalho foi na Rede Record, aos 19 anos, em programas evangélicos. Transferiu-se para a TV Cultura e trabalhou por 5 anos por trás das câmeras. Às vezes, atuou como repórter. Transferiu-se para a Band em 2007 e passou a integrar o elenco do programa CQC – Custe o que Custar em 2008. Apresenta diversas matérias, mas suas especialidades são pautas esportivas e internacionais (esse último, por ser poliglota).  Além do português, fala fluentemente inglês, espanhol e italiano.

 
04. Jô Soares
O carioca José Eugênio Soares é um dos artistas mais completos do Brasil: além de um renomado apresentador de TV, é humorista, escritor, artista plástico, dramaturgo, diretor teatral, músico e ator. Filho de um empresário paraibano e uma dona-de-casa, estudou em um tradicional colégio no Rio e também na Suiça, quando seu sonho era ser diplomata. Tem a estranha mania de deixar os quadros de sua casa tombados levemente para a direita, caracterizando ser portador de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Já teve seu próprio programa humorístico, sucesso na década de 1980, e é apresentador de programas de entrevistas desde o “Jô Onze e Meia”, no SBT, que estreou em 1988. Apresenta o “Programa do Jô, na Rede Globo, desde 2000. Além de português, fala fluentemente inglês, francês, espanhol e italiano. Várias vezes, conduziu entrevistas em seu programa em qualquer dos outro dos quatro idiomas não-nativos que fala.
03. Padre Quevedo
Óscar Gonzalez Quevedo nasceu em Madrid, Espanha, em 1930, mas tem naturalização brasileira. É um padre jesuíta formado em Humanidades Clássicas, Teologia e Psicologia que se mudou para o Brasil na década de 1950. Foi ordenado padre em 1961, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. É o fundador e diretor do CLAP – Centro Latino Americano de Parapsicologia – onde são realizados estudos, difusão e pesquisa sobre esse campo da psicologia. É considerado uma dos maiores expoentes do mundo nessa área. Teve um quadro no programa “Fantástico”, da Rede Globo, chamado “O Caçador de Enigmas”. Na TV, ele desvendava situações consideradas sobrenaturais. Ficou imortalizado pela frase “Isso não existe”, entoada com seu forte sotaque espanhol. Além do espanhol e português, fala fluentemente latim, grego e hebraico.

02. Elke Maravilha
De nome bastante complicado – Elke Giorgierena Grunnupp Evremides – a ex-manequim, ex-modelo e atriz Elke Maravilha nasceu em São Petersburgo, na Rússia, em 1945. Seus pais fugiram do regime comunista soviético quando tinha apenas 6 anos, quando veio para o Brasil. Porém, durante o regime militar, se posicionou contra a ditadura e perdeu sua cidadania brasileira. Desde então, tem apenas cidadania alemã (requisitada quando perdeu a nacionalidade brasileira). Sendo assim, apesar de morar no Brasil desde 1950, não é oficialmente brasileira. Não possui qualquer tipo de sotaque ou acento estrangeiro. Elke se tornou famosa quando fez parte do júri de antigos programas de calouros apresentados por Chacrinha e, posteriormente e principalmente, por Silvio Santos. Com o desinteresse do público por programas de calouros, está há alguns anos com pouca visibilidade do grande público. Além de russo, português e alemão, fala fluentemente italiano, espanhol, francês, inglês, grego e latim.
01. Prof.° Carlos Amaral Freire
Ainda não está confirmado, mas o professor aposentado Carlos Amaral Freire pode ser o maior poliglota da história. Ele é de Don Pedrito, no Rio Grande do Sul, e afirma ter estudado 115 idiomas, número maior que do cardeal italiano Giuseppe Mezzofanti, do século XIX (o clérigo estudou 114 línguas). Freire é juramentado na tradução de 12 idiomas. Na verdade, ele tem fluência por volta de 30 línguas e as outras restantes ele afirma a falta de prática o fez esquecer e perder a fluência. Nos anos de 1990, por exemplo, deu uma entrevista para um jornalista macedônico em sua língua nativa. Hoje, afirma se lembrar pouco desde idioma. Escreveu um livro chamado “Babel de idiomas”, no qual traduz poemas em português para várias línguas, como o sânscrito e mandarim. Em 2001, foi condecorado pela Universidade de Cambridge como um dos “2000 homens notáveis do século XXI”.

2 comentários:

  1. Na verdade, os únicos poliglotas da lista são o Jô Soares,a Elke Maravilha e supostamente o Carlos Amaral Freire. Os demais não são poliglotas porque a língua materna não conta.Abraço.

    ResponderExcluir