quinta-feira, 19 de maio de 2011

5 monarquias que ainda reinam

Desde os primórdios, a humanidade desenvolveu maneiras de regulamentar o poder do governo sobre o resto da sociedade. Um dos mais antigos sistemas de governo é conhecida como monarquia, onde todos as decisões governamentais estavam na mão de um só monarca (conhecida por monarquia absolutista). Porém, após a Revolução Gloriosa (Inglaterra, 1688-89) surgiu uma nova forma de governar no qual havia representantes da sociedade (parlamento) que legislava em conjunto com o monarca (monarquia parlamentarista). Em 1776, com a Independência dos EUA, o Presidencialismo surge como nova forma de governar. Porém, vários países do mundo adotaram o parlamentarismo junto a figura do presidente. Outros mantêm a tradição das monarquias, sejam elas parlamentaristas, absolutistas, ou até mesmo eletiva (quando há eleição para escolher o rei). Em países monarquistas, há o Chefe de Estado, representado pelo rei, rainha, sultão ou outras figuras monárquicas, no qual tem apenas função representativa e diplomática; já o Chefe de Governo, geralmente representado pelo Primeiro-Ministro, é quem de fato governa a nação. LISTA DOS CINCO viaja pelo mundo e mostra algumas monarquias ainda vigentes.
05. Butão
Jigme Khesar Namgyel Wangchuck
Neste pequeno país encravado na Cordilheira do Himalaia, na Ásia, seus cerca de 700 mil habitantes são governados pelo Rei Jigme Khesar Namgyal Wangchuck. A capital do Butão é Thimphu. O sistema de governo butanês mudou para uma monarquia constitucional apenas em 2006 (anteriormente era absolutista), quando o Rei Jigme Singye Wangchuck, em um discurso histórico, convocou eleições democráticas. Ele abdicou em favor de seu filho que é o atual monarca do país. O atual Rei Wangchuk é o Chefe de Estado mais jovem do mundo (nasceu em 1980). Uma curiosidade sobre o país: o Butão foi o primeiro país do mundo a banir completamente o cigarro (em 2004), sendo proibido o consumo, a fabricação e a venda desse produto.


 

04. Suécia

Rei Carlos XVI Gustavo

Segundo a “Economist Intelligence Unit”, a Suécia é o primeiro lugar no índice de democracia dentre 167 países. O parlamento sueco é conhecido como “Riksdag”, que é responsável por legislar o país, além de escolher o primeiro-ministro e os ministros do governo. Os parlamentares são, de fato, quem detém a autoridade suprema na Suécia. Desde 1973, o Chefe de Estado é o Rei Carlos XVI Gustavo. Já o Chefe de Governo é o Primeiro-Ministro Fredrik Reinfeldt (desde 2006).



03. Malásia
Mizan Zainal Abidin
O longínquo país mulçumano do sudeste asiático tem por volta de 30 milhões de habitantes e tem uma curiosa monarquia eletiva, sob uma federação constitucional. A Malásia tem parte de seu território numa península do sudoeste asiático e parte numa ilha, e a capital é Kuala Lumpur, um importante centro econômico da região. O sultão é chamado de “Yang di-Pertuan Agong”, atualmente ocupado por Mizan Zainal Abidin. Já o chefe de governo é o primeiro-ministro Najib Tun Razak. O Chefe de Estado malaio é escolhido a cada cinco anos por nove membros hereditários que formam o Conselho dos Governantes. O voto é secreto dentre os seus integrantes.


 


02. Vaticano
Papa Bento XVI
O Vaticano é uma cidade-estado encravada dentro de Roma, na Itália. Muitos certamente perguntarão se o Vaticano é um país; a resposta é sim aliás, com seus 0,44km², ocupa o posto de menor nação independente do mundo. É a sede da Igreja Católica, chefiada pelo Papa Bento XVI (Joseph Ratzinger). É um dos poucos países no mundo que mantém uma monarquia absolutista, onde o Papa é quem dá as cartas. O chefe da Igreja Católica é escolhido por um conselho de cardeais denominado Conclave, que o elege para o cargo em caráter vitalício e não hereditário. A população do Vaticano gira em tornos de 800 habitantes e é formada apenas por membros da Igreja (Bispos, Cardeais, Arcebispos, etc.). A língua oficial é o latim, apesar da maioria da população falar italiano.

01. Reino Unido
Rainha Elizabeth II
A Rainha Elizabeth II, além de monarca do Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), é quem reina em todos os países que fazem parte da Comunidade Britânica de Nações (conhecida como Commonwealth). Os ingleses foram uma das primeiras nações do mundo a adotar o parlamentarismo como sistema de governo. Elizabeth II faz parte da dinastia Windsor, família que reina na Grã-Bretanha desde 1917. Ela subiu ao cargo de Chefe de Estado em 1952. Em 2011, a realeza britânica ocupou os noticiários do mundo todo graças ao casamento de seu neto William com Kate Middleton (agora com o título de Catherine, Duquesa de Cambridge).

Um comentário:

  1. Muito Obrigado ....Estou fazendo um trabalho sobre as monarquias e isso me ajudou bastante !!
    valeu em!!!otimo site parabens

    ResponderExcluir