terça-feira, 3 de maio de 2011

5 grandes clássicos do futebol mundial

O futebol é, de longe, o esporte mais popular do mundo. A maioria das nações, além de seus selecionados nacionais, possuem times que representam cidades, regiões, clubes ou colônias estrangeiras. Com isso, existe muita rivalidade nesse jogo que reúne 22 jogadores em campo e uma bola rolando. Em torneios de várzea, em países onde as seleções têm pouca representatividade ou mesmo em pequenos torneios regionais, sempre há o arqui-rival. LISTA DOS CINCO mostra grandes rivalidades do futebol mundial.
05. River Plate vs. Boca Juniors
O maior clássico futebolístico da Argentina é chamado pelos nossos vizinhos de “El Superclássico”. Ambos os times surgiram no bairro de La Boca, em Buenos Aires. Porém, na década de 1920, o River mudou de casa e instalou-se em Belgrano, bairro de classe média da capital argentina. A rivalidade aumentou e é comparada com o Flamengo e Fluminense no Rio de Janeiro, pois o River é composta por torcedores elitista (assim como o Fluminense é considera no Rio) e o Boca tem natureza popular (parecido com a fama do Flamengo). Em números, o Boca tem 29 títulos argentinos; o River Plate ergueu 34 vezes a taça do Campeonato nacional daquele país. Quanto a Libertadores, o River foi campeão em 2 oportunidades, e o Boca ganhou 6 vezes. Nos mundiais de clubes, o Boca tem ampla vantagem (3 títulos contra apenas 1 do River). Os dados são de maio de 2011.

04. Milan vs. Inter
Chamado pelos italianos de “Derby della Madonnina”, o clássico reúne os dois principais clubes da cidade de Milão. O nome é referencia é uma estátua de Nossa Senhora (“Madonna”, em italiano) postada sobre a Catedral Duomo, naquela cidade italiana. O Milan foi fundado em 1899 por ingleses e suíços e as freqüentes desavenças no comando do clube fez surgiu uma segunda agremiação em 1908, batizada de Football Club Internazionale de Milano. Desde então, começou a acirrada rivalidade entre as duas equipes. O Inter se gaba por ser a única equipe italiana a nunca cair para a segunda divisão do futebol do país. Quanto a títulos, o Milan leva vantagem nas principais competições internacionais (Mundial de clubes: 4 do Milan e 3 da Inter; Taça dos Campeões da Europa: 7 do Milan e 3 da Inter. Já nos principais campeonatos da Itália, o Inter está na frente (Campeonato Italiano: 17 do Milan contra 18 da Inter; Copa da Itália: 5 do Milan e 6 da Inter). Os dados são de maio de 2011.

03. Palmeiras vs. Corinthians
Dos vários clássicos regionais do Brasil, é um dos que possui maior rivalidade. Ambos são da capital do Estado de São Paulo, a maior cidade da América do Sul. O embate entre as duas equipes é conhecido como “O Derby Paulista”. O primeiro encontro entre as duas equipes – na ocasião, o Palmeiras ainda era chamado de “Palestra Itália” – foi em 06 de maio de 1917, quando os palestrinos bateram seu maior rival por 3 a zero; já o primeiro confronto entre as duas equipes com o time verde e branco com nome de “Palmeiras” foi aconteceu em 01 de julho de 1943, e os alvinegros venceram por 3 a 1 . Em números, o Derby Paulista teve 336 jogos (até maio de 2011), com 120 vitórias do Palmeiras, 115 triunfos corintianos e 101 empates.  Na comparação de títulos, muita polêmica: o Palmeiras foi campeão brasileiro em 8 oportunidades (apesar das críticas quanto a 4 desses títulos) e o Corinthians foi 4 vezes campeão; A Copa do Brasil foi conquistado pelos corintianos 3 vezes, contra 1 vez dos palmeirenses. Já na Copa Libertadores, os alviverdes possuem um título contra nenhum corintiano. E no Mundial de Clubes, o Palmeiras possui um vice-campeonato contra um polêmico título do Corinthians (dados de maio de 2011).

02. Grêmio vs. Internacional
O Estado do Rio Grande do Sul é seguramente uma das unidades federativas mais regionalistas do Brasil. Dessa forma, essa valorização da cultura sulista também reflete no confronto dos dois principais times do extremo sul: Grêmio e Internacional. Ambos são sediados em Porto Alegre, seus estádios são relativamente muito próximos um do outro, mas a rivalidade é uma das mais fortes de todo o Brasil. O clássico sulista é conhecido como “Grenal” (ou Gre-Nal) e muitos jornalistas esportivos o consideram “o maior clássico brasileiro”. Só para reforçar o tamanho da paixão dos torcedores de ambos os times, o Inter tem o maior número de torcedores associados do Brasil, com 100 mil associados. O segundo posto do ranking é ocupado justamente por seu maior rival, com cerca de 60 mil associados. Em relação a títulos, muito equilíbrio: em torneios internacionais, ambos os times possuem um título cada do Mundial de Clubes; a Taça Libertadores também foi conquistada duas vezes por cada clube; no Campeonato Brasileiro, o Inter possui 3 títulos contra 2 dos gremistas; já Copa do Brasil tem um placar de 4 a 1 para o tricolor gaúcho. O campeonato do Rio Grande do Sul foi conquistado 39 vezes pelo Internacional e 36 pelo Grêmio (dados de maio de 2011).

01. Real Madrid e Barcelona
O confronto Real e Barça é conhecido na Espanha como “El Clássico” e é seguramente o maior clássico do mundo. Ambos os times tem enorme receita e contam com grandes jogadores do futebol mundial. A rivalidade tem grande teor político, pois representa o encontro de duas regiões espanholas (o Real é da província da Castela e o Barcelona é da Catalunha). Os catalães sempre nutriram um forte sentimento separatista; já o Real Madrid, fundado na capital espanhola, representa a centralização da Espanha. Vários jogadores já atuaram em ambos os lado, entre eles Evaristo de Macedo, Bernd Schuster, Michael Laudrup, Figo e Ronaldo. Na comparação de títulos, o Barça tem 1 título do Mundial de Clubes e o Real tem 3; os catalães possuem 3 títulos da Liga dos Campeões da Europa contra 9 dos madrilenhos. Em campeonatos nacionais, são 31 títulos do Campeonato Espanhol para o Real Madri contra 20 do Barcelona; já em Copas do Rei (também conhecida como “Taça de Espanha”), 25 do Barcelona contra 18 do Real (dados de maio de 2011).
* Pauta sugerida por Raphael Leme - Pederneiras/SP

2 comentários: