sexta-feira, 29 de abril de 2011

5 famosos robôs do cinema

O mundo do cinema pode ser baseado em realidade ou muita fantasia. Algumas produções são repletas de sonhos, utopias humanas e alegorias. A ficção científica é um dos gêneros cinematográficos que mais abusam de ilusões e de situações improváveis. Monstros criados pelo homem, alienígenas invadindo a Terra e, lógico, robôs e andróides interagindo com seres humanos, são alguns dos temas favoritos dos filmes de ficção. Nos enredos, são criados ou para nos ajudar, ou para meter bala para todos os lados. LISTA DOS CINCO debate sobre os robôs presentes nas telonas.
05. WALL-E
Animação produzida pela renomada Pixar, WALL-E estreou nos cinemas em 27 de junho de 2008. O longa conta a história de um robô deixado na Terra chamado WALL-E (sigla em inglês para “Levantadores de Carga para Alocação de Lixo - Classe Terra”, em tradução livre). Foi bastante elogiado por tratar de um tema ecológico, além da uma singela história de amor (o robô apaixona-se por uma sonda enviada pelos homens). A animação foi considerada ousada por usar pouquíssimos diálogos. Na história, a humanidade deixa a Terra e vai para o espaço, pois o planeta está totalmente soterrado pelo lixo. Porém, robôs são programados para que fiquem responsáveis pela limpeza. As máquinas se revoltam pelas condições precárias em que vivem e deixam de funcionar. Apenas um único robô continua na ativa, trabalhando por 700 anos.
04. David (A.I. – Inteligência Artificial)
Produzido por Steven Spielberg, o projeto foi idealizado por Stanley Kubrick. É baseado no conto “Supertoys Last All Summer Long”, de Brian Aldiss. Muitos comparam a história de “A.I.” com o filme “E.T. – O Extraterrestre”, também gravado por Spielberg. O enredo se passa no futuro, quando um casal adota um robô com aparência humana, chamado David. Essa máquina foi programada para ter sentimentos, assim como uma criança real e ama eternamente seus pais. Após um acidente, David é considerado culpado e abandonado pela família. O robô tem o desejo de se tornar humano. No filme, o robô David é interpretado por Haley Joel Osment, um dos garotos prodígio do cinema no final século XX. Osment atuou em filmes renomados como “Forrest Gump” (1994) e “O sexto Sentido” (1999). “A.I.” é considerado uns dos filmes mais sombrios e tristes de Spielberg.
03. Robocop
A estória de Alex Murphy, que é transformado num policial meio humano, meio máquina após ser mutilado por bandidos, foi uma das obras de ficção científica mais famosas dos anos 80. Foi lançada em 1987 e rendeu mais dois filmes (“Robocop II”, em 1990 e Robocop III, em 1993). Além disso, a franquia teve uma série de TV e um desenho animado. O Robocop possuía quatro famosas diretrizes básicas: 1. Servir a população; 2. Proteger os inocentes; 3. Cumprir a lei; 4. Confidencial (não permitia atacar membros da OCP, companhia que havia o criado). Era chamado de “O policial do Futuro” e como possuía um lado humano, às vezes era falho e passional. Foi interpretado pelos atores Peter Weller (no primeiro e no segundo filme) e por Robert John Burke (no terceiro filme).

02. T-1000
Tudo bem que o T-101, personagem de Arnold Schwarzenegger, era o protagonista dos três primeiros filmes da franquia “O Exterminador do Futuro” (“Terminator”, em inglês). Mas em “O Exterminador do Futuro II: O Julgamento Final” (EUA, 1991), impossível não destacar o robô encarregado de destruir Schwarzenegger e John Connor, futuro líder da resistência humana. “O Exterminador do Futuro II” é considerado um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos e tratado como obra Cult desse gênero cinematográfico. T-1000 era um robô diferente, feito com metal líquido, capaz de adquirir qualquer forma humana. Podia “escorrer” como água e transformar seus braços em enormes espadas. A poderosa máquina assassina foi interpretada pelo ator Robert Patrick. Os efeitos visuais, totalmente revolucionários para a época, foram possíveis graças ao patrocínio da Pepsi, que usou marketing pesado durante as gravações do longa-metragem.
01. C-3PO e R2-D2
O primeiro lugar dessa lista será dividido, pela primeira vez, desde o início do Blog. Afinal de contas, como é possível falar de R2-D2, o simpático e pequeno robô da franquia “Guerra nas Estrelas” (Star Wars, EUA, 1977) sem mencionar seu companheiro inseparável C-3PO, famosa máquina humanóide de armadura dourada? Esses personagens são os únicos a aparecerem em todos os 6 filmes dirigidos por George Lucas. R2-D2 era responsável pela manutenção e navegação de astronaves. Era famoso por falar uma língua incompreensível, composta por bips e ruídos. Já C-3PO era responsável pelas relações sociais e interpretação de linguagem. Em Star Wars, era fluente mais 6 milhões de meios de comunicação. Uma curiosidade: ambos os personagens foram interpretados pelos mesmos atores em todos os filmes (C-3PO foi interpretado por Anthony Daniels e R2-D2 teve a atuação de Kenny Baker). Em “A vingança de Sith”, o nome de Kenny aparece nos créditos, mas ele não filmou nenhuma cena deste filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário