quinta-feira, 14 de abril de 2011

5 super rivalidades

A competição sempre esteve presente em nosso cotidiano. Seja no esporte, na política, nas relações comerciais, em todos os aspectos da vida dos homens a concorrência sempre norteou seu rumo, seus objetivos, sua trajetória. Adversários existem em qualquer lugar, mas sempre existe aquele que se torna o inimigo especial, aquele que é gostoso de se ganhar, o arqui-rival.  Corinthians x Palmeiras, Boeing x Airbus, Japão x China, Goodyear x Firestone, engenheiros x arquitetos, meninos x meninas, são alguns dentre os milhares de exemplos de embates de grandes rivalidades. LISTA DOS CINCO mostra agora muita competitividade.
05. Coca Cola versus Pepsi
Ambas vieram de produtos farmacêuticos e já são centenárias – a Coca-Cola foi lançada em 1886 e a Pepsi saiu no mercado em 1898. A primeira se gaba por ser encontrada em 200 países, enquanto a concorrente está presente em “apenas” 75 nações. Uma coisa é certa: a rivalidade entre as duas marcas de refrigerantes, que movimentam milhões de dólares em todo mundo é, sem dúvida, uma das maiores competições na área comercial e de marketing. A partir dos anos 70, começou a chamada “Guerra das Colas”, quando as duas marcas começaram a investir horrores em publicidade. Testes cegos (feitos principalmente pela Pepsi), mudança de nome (em 1985, a Coca lançou a New Coke, considerada ousada e que não rendeu o resultado esperado), e o lançamento de dezenas de novos comerciais na mesma semana acirraram a verdadeira batalha entre as marcas.
04. Marvel Comics versus DC Comics
Esse é verdadeiramente um embate entre heróis: ambas gigantes lidam com super-poderes, nos quadrinhos e no cinema. Para quem não sabe, as duas grandes empresas licenciam vários personagens, que são divididos em dois “universos”. No Universo Marvel (fundada em 1939), convivem no mesmo terreiro Homem-Aranha, Hulk, Os Vingadores, Homem de Ferro, X-Men, Capitão América, Demolidor, entre outros; já no Universo DC (fundada em 1934), fazem parte Batman, Super-Homem, Liga da Justiça, Lanterna Verde, Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman, etc. Apesar de inúmeros “crossovers” (publicações que personagens de ambos os universos se encontram), existe uma eterna disputa por qual universo tem os melhores heróis. Desde os anos 90, ambas as empresas começaram a investir pesado em produções cinematográficas recheadas de efeitos especiais, como os longas-metragens “Homem-Aranha” 1, 2 e 3, “Superman – O Retorno”, “Hulk”, “Batman” e “Lanterna Verde”.

03. Brasil versus Argentina
Em números geográficos, nós ganhamos deles. Em dimensão territorial, temos aproximadamente 8 milhões e 500 mil quilômetros quadrados, enquanto eles se espremem em seus 2 milhões e 700 mil quilômetros quadrados; somos 190 milhões de brasileiros, enquanto eles tem uma população de 40 milhões de argentinos. O Real vale aproximadamente o dobro do Peso Argentino. Porém, segundo dados do G-20, eles foram o terceiro país que mais cresceram em 2010, atrás apenas de China e Índia, enquanto nós fomos o quinto, atrás deles e também da Turquia. No futebol, somos inquestionáveis: a seleção brasileira tem cinco títulos mundiais (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), enquanto eles são bi-campeões (1978 e 1986). A rivalidade entre Brasil e Argentina transpassa os gramados, e a briga real é quanto ao posto de mais importante nação da América do Sul. Mas não se pode negar que a rivalidade nos gramados pesa muito nessas circunstâncias. Pouca gente sabe, mas nossos inimigos mortais nos gramados, até 1978, era a seleção uruguaia. Na Copa da Argentina, em 1978, nossos “hermanos” levaram o caneco de uma forma polêmica, num campeonato que se dividia em duas fases de grupos – no último jogo da segunda fase, ganharam do Peru num questionável 6 a 0 e eliminaram o Brasil, que não havia perdido nenhum jogo.

02. Pelé versus Maradona
Esse assunto renderia horas de discussão entre brasileiros e argentinos. É fato que ambos jogaram em épocas diferentes, quando a tática e o preparo dos jogadores era totalmente distintos. Diego Armando Maradona nasceu em Lanús em 1960. Destacou-se na Copa de 1986, no México, onde foi campeão com a seleção argentina; além disso, foi destaque do Nápoles, na Itália, e é ídolo máximo do Boca Juniors. Marcou 587 gols em 311 jogos (média de 1,89 por partida). Edson Arantes do Nascimento nasceu em Três Corações em 1940. Destaque no primeiro título do Brasil, na Suécia, em 1958, e também teve participação memorável em 1970, na conquista do tri-campeonato no México. Também jogou um único jogo (pois se contundiu)  na conquista do bi, no Chile. Fez 1184 gols em 1124 jogos (média de 1,05 por partida). Foi destaque do Santos, clube que o trata como um verdadeiro Deus até hoje. Pelé jogou numa época no qual os jogadores tinham mais espaço, onde prevalecia a arte e habilidade. Já Maradona, não menos rápido e habilidoso, é contemporâneo de jogadores de maior vigor físico e muita marcação. Polêmicas a parte, o que nos resta é apreciar os verdadeiros lances de genialidade dessas duas lendas do esporte mundial.
01. EUA versus Osama Bin Laden
Na independência, seus inimigos eram os ingleses; do início até meados do século XX, a Alemanha era a grande vilã; entre 1950 até a década de 1990, a URSS e o comunismo passaram a ser seu arqui-rival. Porém, após 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos da América elegeram seu mais novo grande inimigo público: o saudita Osama Bin Laden, chefe da organização Al-Qaeda e mentor dos ataques as torres do World Trade Center. Teorias da Conspiração a parte (quanto a real existência da organização e de seu terrorista-mor), o fato é que a represália aos ataques renderam a invasão de dois países (Iraque e Afeganistão), oferecimento de recompensa pela cabeça de Bin Laden, além paranóicas ações anti-terroristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário