segunda-feira, 25 de abril de 2011

5 organizações criminosas

No cinema, na TV ou na literatura, os autores dividem seus personagens entre o bem e o mal, os mocinhos e os bandidos. Na vida real, costumamos rotular o mecanismos governamentais de segurança, sejam eles militares ou civis, como os “bonzinhos” e os traficantes, seqüestradores e outro criminosos como os “bandidos”. No mundo todo, há vários “sindicatos do crime”, ou seja, há delinqüentes que se associam para ter maior controle nas atividades criminais e ilegais. LISTA DOS CINCO mostra algumas organizações de bandidos.

05. Os “Comandos“ Brasileiros.
No Brasil, existem várias organizações criminosas conhecidas como “Comandos”, que controlam as atividades delinqüentes em um Estado. Podemos destacar o Primeiro Comando da Capital (PCC), em São Paulo, além do Comando Vermelho e o Terceiro Comando, no Rio de Janeiro. A principal atividade criminosa dessas organizações é o tráfico de drogas. Como o Brasil tem uma posição estratégica quanto ao tráfico internacional – é comum as drogas que saem da Colômbia com destino a Europa e EUA passarem no país – já se tem registros de guerrilheiros das FARC colombianas treinando traficantes desses comandos. Há intensa rivalidade entre os comandos, e essa verdadeira guerra faz vítimas diariamente.

04. Bratva
Conhecida como “a Máfia Vermelha”, Bratva significa “irmandade” em russo. Ela surgiu após a desintegração da União Soviética e supõe-se que ex-funcionários da KGB e do Exército Soviético integram essa organização. Relatórios dos serviços de inteligência da Rússia estimam que a máfia russa possua cerca de 100 mil membros, controlam cerca de 80% dos negócios privados do país e passa por suas mãos 40% de toda a riqueza nacional. É conhecida por seu forte armamento e por sua facilidade em driblar a legislação russa, pois possuem forte influência política. Seus principais líderes são ex-presos do regime soviético.




03. As Tríades
As Tríades são vários grupos criminosos da China conhecidos principalmente por explorar a prostituição no mundo todo. Costumam intermediar prostitutas da América Latina, Leste Europeu e Sudoeste Asiático para a Europa Ocidental. Sua origem é remota e estima-se que tenham começado há mais de dois séculos. Era uma sociedade secreta que combatia a dinastia Ching, presente na China de 1644 até 1911. Porém, após a derrota chinesa para a Inglaterra na Guerra do Ópio (1842), a organização corrompeu-se. Hoje, as tríades têm uma enorme rede criminal mundial. Além da prostituição, cuidam de pirataria de marcas, CDs, DVDs, tráfico de ópio e armamento. Uma das verdadeiras bases das tríades fica no Paraguai. Seu chefe é conhecido como Lung Tao (Cabeça de Dragão, em chinês).

02. Yakuza
Um dos sindicatos do crime mais regrados do mundo, a Yakuza é conhecida como “máfia japonesa”. Ela teve início no século XVII em grandes centros urbanos japoneses, como em Osaka e Tóquio (antiga Edo). Há uma forte relação de fidelidade entre os protegidos com seu padrinho (kobun e oyabun, respectivamente). São agrupados em clãs, geralmente familiares. Há alguns grupos autônomos, não vinculados a laços familiares, porém tem menor poder. Há obrigações entre membros da Yakuza, como não esconder dinheiro da gangue, não se envolver pessoalmente com drogas, não procurar a lei nunca, não violar a mulher de outro membro e não deixar rastros após o crime, entre outras regras. As mulheres não eram aceitas, pois os membros mantêm sigilo absoluto quanto as atividades da organização, e pensava-se que os integrantes do sexo feminino não conseguiriam guardar tais segredos. Porém, na década de 1990, algumas mulheres começaram a aparecer na máfia japonesa. São conhecidos por usar tatuagens (hoje não mais obrigatório), por conhecerem artes marciais e manejar armas como espada e nunchakus.

01. Máfia Italiana
Na Itália, existem diversas “máfias”. As mais famosas são a “Cosa Nostra” (Nossa Coisa, em português), a Camorra e a Ndrangheta. Surgiu na idade média, quando grupos de pessoas ofereciam serviços de segurança (lógico que muito bem pago) para arrendatários de terras que tinham suas fazendas constantemente pilhadas (muitas vezes pelos mesmos que lhe ofereciam a assistência). Não se sabe ao certo a origem da palavra; alguns estudiosos acreditam que vem ou do árabe Mahyas ("alarde agressivo, jactância") ou Marfud (significa “rejeitado em árabe). Outros, porém, acreditam que “Máfia” é a abreviação de “Morte à Franca, Itália Avança”. Tem forte influência no poder italiana, pois mantém relações com vários políticos. Nos anos 90, uma operação denominada “Mãos Limpas” foi instalada, a fim de por um fim nas operações na máfia na Itália que, de fato, conseguiu reduzir o domínio dos criminosos. Tem raízes no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos. Seus chefes são conhecidos como “Capo”, e Al Capone, Lucky Luciano e Tomaso Buscetta são alguns mafiosos famosos. Existem vários filmes que ilustram a máfia italiana, e talvez a maior obra cinematográfica sobre o assunto é a franquia “O Poderoso Chefão” (The Godfather, EUA, 1972, 1974 e 1990).

Nenhum comentário:

Postar um comentário