sexta-feira, 15 de abril de 2011

5 dicas para estudar história e se divertir

É comum estudantes, colegiais em época de exame e vestibulandos gastarem horas debruçados em páginas e páginas de livros decorando nomes, datas e acontecimentos que mudaram a história do Brasil e do mundo. Alguns têm afinidade pelo assunto; outros não agüentam ver tudo isso na sua frente. Para facilitar a vida do nobre internauta leitor de nosso blog, LISTA DOS CINCO apresenta 5 podcasts sobre fatos históricos, tão comuns e necessários em diversos tipos de provas e exames. Os podcasts são arquivos de áudio, geralmente em formato mp3 que funcionam como programas de rádio e pode tratar dos mais diversos assuntos. Neste caso, sugerimos cinco podcasts do site Jovem Nerd (www.jovemnerd.com.br), sucesso na internet brasileira e no ar há quase uma década. No programa Nerdcast, a galera do site debate de forma resumida e divertidíssima sobre os mais variados assuntos; entre eles, a história é freqüentemente tema de discussões interessantes e hilárias. Não só estudantes, mas admiradores de história devem obrigatoriamente ouvir os Nerdcasts.
05. iCuba Libre! Pero no Mucho.


Este podcast foi ao ar no dia 5 de novembro de 2010 e discute de uma maneira totalmente descomplicada e divertida todos os meios que levaram Fidel e Raul Castro, Che Guevara e companhia a tomar o poder na ilha de Cuba. Entenda como era o país antes de se tornar independênte da Espanha, saiba como foi a separação com a metrópole, compreenda o que os EUA tem a ver com isso e como foi a revolução antes, durante e depois. Para baixar e ouvir, clique aqui. 






04.          Montanhas, roletas e Revoluções Russas



Foi ao ar no dia 19 de março de 2010, esse podcast memorável sobre esse acontecimento histórico que mudou o século XX. Sabia como era a Rússia na monarquia, conheça o (quase) indestrutível Rasputin, entenda a importância de Lênin, Trotsky e Stalin, como se formou a URSS e os caminhos do país pós-revolução. Para baixar e ouvir, clique aqui.








03.          História do Brasil: Ditadura Militar


Lançado no dia 30 de outubro de 2009, o programa fala sobre o período negro da história do Brasil que começou em 1964 e acabou apenas em 1985. Saiba por quê aconteceu o golpe, quem foram os presidentes militares na época, entenda a relação governo x sociedade, e conheça como acabou a ditadura no Brasil. Para baixar e ouvir, clique aqui.









02.           Histórias do Brasil: Império


Assunto certo em exames e vestibulares, o Nerdcast sobre o Brasil Império foi ao ar no dia 31 de julho de 2009. Aprenda e dê risadas nesse programa que mostra o período histórico compreendido entre 1822 e 1889. Para baixar e ouvir, clique aqui.












01. 1ª Guerra Mundial

Outro Nerdcast histórico que foi ao ar no dia 05 de dezembro de 2008. Fala sobre da guerra que alterou o rumo da humanidade e mudou o mapa do globo. Saiba de por que isso aconteceu, entenda quem foi o Arquiduque Francisco Ferdinando e a “dureza” em assassiná-lo, aprenda como foi a “guerra das trincheiras” e como tudo isso terminou. Imperdível! Para baixar e ouvir, clique aqui.







Obs.: - O material em áudio aqui disponibilizado para download é de propriedade do site JOVEM NERD e tem direitos reservados a seus autores. Para mais informações e outros podcasts, acesse o site http://www.jovemnerd.com.br/.
- Os arquivos de áudios servem como complemento para estudos sobre os assuntos citados, sendo necessários outros tipos de fontes para conhecimento mais profundo sobre os mesmos.

       

2 comentários: