terça-feira, 26 de abril de 2011

5 empresas de internet que perderam sua superioridade no mercado

Nos últimos 10 anos, a internet mudou drasticamente seu cenário. Sua expansão deu-se de verdade na segunda metade da década de 1990 e diversas empresas participaram do pioneirismo eletrônico. Muitas se consolidaram e se tornaram referência nesse mercado que acumula números assustadores de crescimento. Outras, porém, ficaram pelo meio do caminho. LISTA DOS CINCO lembra agora algumas empresas virtuais, do Brasil e do mundo, que não conseguiram manter sua hegemonia na rede mundial de computadores.
05. Altavista
Foi o primeiro buscador de conteúdo da internet. Surgiu em 1996, e os donos de sites interessados em ser “encontrado” pelo site deveriam cadastrar seus endereços eletrônicos manualmente, funcionando assim como um índice. Inicialmente, foi lançado em inglês e posteriormente, oferecia o serviço em vários idiomas. Em fevereiro de 2003, o site de busca foi adquirido pela empresa Overture Service Inc. Entretanto, posteriormente, a Overture foi comprada pelo Yahoo!. O site ainda está no ar. Acesse: www.altavista.com.

04. Zipmail
Foi o primeiro serviço de e-mail gratuito brasileiro. Foi fundado em 1998 por Marcos de Moraes, filho de um ex-rei da soja. A idéia surgiu quando Marcos, que era sócio de uma empresa de internet, decidiu suprir a necessidade de comunicação com clientes da empresa. Como solução, foi criada o serviço de e-mail gratuito. O sucesso do Zipmail foi imediato: a expectativa seria de conquistar 300 mil usuários em 1 ano; porém, em 8 meses, o serviço já tinha cadastrado mais de 1 milhão de usuários. Em poucos meses, o Unibanco adquiriu 11% dos negócios. A partir daí, o Zipmail foi comprado pela PT Multimídia, de Portugal (1999), e posteriormente, a UOL entrou como sócia da empresa lusitana (2001). Apesar de não ser dono do mesmo sucesso que outrora, o serviço continua ativo. Acesse http://www.zipmail.com.br/.

03. Arremate
Site brasileiro pioneiro de leilões virtuais, o arremate.com revolucionou o comércio eletrônico nacional. Foi criado na Argentina, em agosto de 1999, por Alex Oxenford, e espalhou-se pela América Latina. Naquela época, o site Mercado Livre já era seu principal concorrente no segmento. A filial brasileira foi vendida ao concorrente no final de 2005. Até hoje, a empresa mantém os sites argentino e chileno no ar, com o nome de DeRemate.com (que era o nome original).

02. Geocities
Pioneira em hospedagem gratuita de sites, pertencia ao portal Starmedia. Possuía vários recursos de edição de sites, além de “incríveis” 15MB de armazenamento de arquivos. A idéia da empresa era agrupar as URL’s em assuntos, como se fossem cidades. Foi comprado pelo Yahoo! em 1999, que limitou o serviço apenas para usuários cadastrados. Com o aumento de serviços gratuitos de hospedagem, tornou-se obsoleto e desinteressante para o seu dono. Assim, em abril de 2009, o Yahoo! anunciou o encerramento do Geocities – inicialmente, não possibilitava novas inscrições -  e desde 26 de outubro daquele mesmo ano, está totalmente extinto.

01. ICQ
O primeiro comunicador instantâneo a fazer sucesso foi desenvolvido por quatro jovens israelenses e lançado no mercado em 1996. O nome significa “Eu procuro você”, se trata-se do som das três letras em inglês (soa algo como ai siqui iu). Seus criadores criaram uma empresa chamada Mirabilis, adquirida pela AOL em 1999, no auge do programa. Em 2010, a empresa russa Digital Sky Technologies adquiriu o ICQ por US$ 187,50 milhões. Diferente de outros comunicadores instantâneos, sua identificação era feita através de um número, como um telefone, chamado UIN. No começo dos anos 2000, perdeu mercado, principalmente pelo concorrente MSN Messenger, da Microsoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário