quarta-feira, 20 de abril de 2011

5 comidas/bebidas tipicamente brasileiras

05. Brigadeiro
O famoso doce é obrigatório em festas de aniversário de criança, junto com beijinhos e cajuzinhos. É feito basicamente de achocolatado em pó, leite condensado, manteiga e chocolate granulado. Diz a lenda que foi criado na década de 1940, na campanha à presidência do Brigadeiro Eduardo Gomes. Em uma festa promovida por simpatizantes do político no Pacaembu, em São Paulo, foi oferecida a iguaria em uma comemoração pelo lançamento do Brigadeiro ao mais alto cargo do poder executivo. Os doces agradaram tanto que chegaram a ser vendidos para arrecadar fundos para a campanha de Gomes. Assim, correligionários chamavam a guloseima de “docinho do Brigadeiro”, e com o tempo passou a ser chamado apenas de “brigadeiro”. Só para constar, apesar dos esforços, aquela eleição foi vencida por Eurico Gaspar Dutra.

04. Refrigerante de Guaraná
Essa bebida não alcoólica tipicamente brasileira foi concebida em 1905 pelo médico fluminenses Luiz Pereira Barreta que, assim como a Coca-Cola, produziu um xarope a base de um fruto da Amazônia. Outro refrigerante à base da fruta amazônica foi criado acidentalmente pelo farmacêutico maranhense Jesus Norberto Gomes, que comprou uma máquina de gaseificação a fim de produzir magnésia fluída, que utilizava canela e guaraná, mas acidentalmente “descobriu” um líquido rosa. O produto dessa descoberta, o Guaraná Jesus, é sucesso de vendas até hoje no Maranhão. O Guaraná Antarctica, destaque na produção deste produto, fabrica o refrigerante no Japão e em Portugal e o distribui em países da Ásia, Europa, Argentina e EUA.

03. Paçoca
Tradicional Doce brasileiro feito com amendoim, farinha de mandioca e açúcar. É uma das principais iguarias das festas juninas e está intimamente ligada a cultura caipira. Em tupi-guarani, significa “esmigalhar” (vem da palavra po-çoc). Pode ser feito de maneira artesanal ou industrial (em forma de pequenas barras ou como “rolha”, levemente salgada). Na cultura popular, diz-se que seu consumo junto com refrigerantes a base de cola produz um efeito afrodisíaco.

02. Cachaça
De maneira errônea, muitas pessoas elegem a cerveja como a bebida do Brasil. Sem dúvida, o consumo deste produto é uma preferência nacional; porém, ela foi trazida por imigrantes alemãs e foi incorporada a cultura brasileira. A cachaça (também conhecida popularmente como “pinga”) é tipicamente brasileira, assim como a tequila é a bebida nacional do México, o rum pertence a Cuba e o saquê é a marca dos japoneses. Vem da fermentação da garapa da cana-de-açúcar. A origem da palavra tem várias versões; uns afirmam que vem da palavra da velha língua ibérica “cachaza”, que significa vinho de borra, uma bebida inferior que era consumido em Portugal e Espanha. Outros asseguram que vem da palavra “cachaço” (feminino “cachaça”), que eram porcos silvestres encontrados nas matas do Nordeste brasileiro. A bebida era usada para amolecer a carne do animal, que era muito dura. A cachaça é a base de um coquetel muito popular no mundo inteiro, a base da bebida, limão e açúcar, a famosa caipirinha. Atualmente, existem indústrias - principalmente do Nordeste e de São Paulo - que exportam cachaça para diversos países do mundo. Na Europa, atinge valores razoavelmente elevados.

01. Pão de queijo
A origem desse maravilhoso petisco é incerta, mas desconfia-se que tenha sido criado por volta do século XVIII, e é prato típico do Estado de Minas Gerais. Atualmente, várias empresas exportam pães de queijo para Europa, Estados Unidos e Japão. Na América Latina, existem diversos produtos similares a essa iguaria, como o pan de Bono (Colômbia), o Chipá (Paraguai) e o Pan de Yuca, no Equador.





Obs.: Muitos leitores sentirão falta da Feijoada e do Churrasco. Porém, o primeiro é originário de Portugal (a Feijoada à transmontana e Feijoada poveira são alguns exemplos) e possui variações em diversos países de Língua Portuguesa; já o churrasco existe desde que a humanidade descobriu o fogo, e a maneira brasileira desenvolveu-se de fato nos pampas, região que compreende o Brasil, Argentina e Uruguai. De fato, os dois pratos possuem maneiras peculiares de preparo na culinária brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário