quarta-feira, 27 de abril de 2011

5 brasileiros que jogam em outras seleções

Nos séculos XIX e XX, o Brasil foi destino de vários imigrantes que buscavam uma vida melhor. A maioria era composta por trabalhadores braçais e vieram logo após a abolição da escravatura a fim de conseguir trabalho. Italianos, espanhóis, alemães, árabes, japoneses, entre muitos estrangeiros, deixaram sua terra natal para se misturarem a população tupiniquim. Porém, já na segunda metade da década de 1990, o fluxo se inverteu. Desta forma, muitos brasileiros deixaram o país com o objetivo de vencer no exterior. Dentre muitos, alguns foram “exportados” graças ao futebol, pois pela popularidade local do esporte, o Brasil tornou-se um verdadeiro celeiro futebolístico. LISTA DOS CINCO apresenta 5 brasileiros que deixaram o país, venceram no futebol e se naturalizaram estrangeiros. Alguns deles tiveram o privilégio de jogar a última Copa do Mundo nos times nacionais dos países que os acolheram.
05. Benny Feilhaber
Benny nasceu no Rio de janeiro em 19 de janeiro de 1985, mas deixou bem cedo o país, aos 6 anos. Ele é filho de brasileiros de origem judia-austríaca, e quando saiu daqui, era botafoguense. Começou a jogar amadoramente em times de Nova York e em times escolares. Quando se profissionalizou, jogou na Europa – pelo Hamburgo (Alemanha), Derby Country (Inglaterra) e AGF Aarhus (Dimanarca). Voltou para os Estados Unidos em 2011, e atualmente joga no New England Revolution. Debutou na Seleção Estadunidense em 2005 e chegou a ser convocado pela Seleção da Áustria em 2006. Na ocasião, recusou o convite, pois seu objetivo seria jogar pelo time dos Estados Unidos. Além da Copa América de 2007 e dos Jogos Olímpicos de 2008, fez parte do elenco que jogou a Copa das Confederações em 2009, quando o selecionado ficou em segundo lugar, atrás do Brasil. Jogou a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e chegou até as oitavas-de-final, quando sua seleção foi eliminada por Gana.

04. Mehmet Aurélio
Quando se tornou turco, em 2006, o carioca Marco Aurélio Brito dos Prazer mudou seu nome para Mehmet e virou o primeiro jogador naturalizado a defender a Seleção da Turquia. Entre 2008 e 2010, foi volante no Real Betis, da Espanha. Na Turquia, jogou pelo Trabzonspor e pelo Fenerbahçe.  No Brasil, atuou apenas no Rio de Janeiro e defendeu o Bangu, Flamengo e Olaria. Atualmente, o volante turco-brasileiro joga no Besiktas, time da primeira divisão da Turquia. Atua na seleção daquele país desde 2006.



 


03. Marcus Túlio Tanaka
O nome do jogador é bastante longo - Marcus Túlio Lyuji Murzani Tanaka – mas no Japão ele conhecido simplesmente por Túlio. Filho de pai nipo-brasileiro e mãe com descendência italiana, o jogador mudou-se para o País do Sol Nascente aos 15 anos. Começou a jogar cedo e sua posição é zagueiro. Desde o início da carreira, só atuou por equipes japonesas. Tem vários títulos em seu currículo – os mais importantes foram a Copa do Imperador (2005 e 2006), a J-League (2006) e a Liga dos Campeões da AFC (2007). Começou a jogar no time principal do Japão em 2006 e participou da Copa do Mundo da FIFA em 2010. Com o time japonês, chegou até as oitavas-de-final, quando foi eliminado pelo Paraguai. Atualmente, joga no Nagoya Grampus.

02. Eduardo
Eduardo Alves da Silva nasceu no Rio de Janeiro em 1983, e no exterior é conhecido apenas como Eduardo. No Brasil, jogou nas pequenas equipes do Céres e CBF Nova Kennedy. Foi contratado pelo Dínamo Zagreb, da Croácia, em 1999. Naturalizou-se croata em 2002 e foi convocado pela seleção sub-21 local. Além do Zagreb, Eduardo jogou pelo Inter Zapresic por empréstimo e em 2007, foi transferido para o Arsenal, da Inglaterra. Em 2010, foi para a Ucrânia jogar no Shaktar Donetsk. A carreira do jogador é marcada por várias lesões, a mais grave em fevereiro de 2008, ainda quando jogava na Inglaterra. Na seleção principal croata, debutou em 2004, mas foi deixado de fora em várias convocações. Não jogou a Copa de 2006, na Alemanha, e voltou ao time somente depois do mundial. Foi peça principal da classificação da Croácia para a Euro 2008, quando fechou o campeonato como segundo na artilharia; porém, uma lesão o tirou do torneio europeu. A Croácia ficou de fora da Copa do Mundo de 2010.
01. Liédson
Maior contratação do Corinthians Paulista em 2011, o luso-brasileiro Liédson é um dos grandes ídolos do Sporting, de Portugal. Jogou neste time entre 2003 até 2011, onde marcou 117 gols em 214 jogos. Despediu-se daquela torcida, em clima de comoção, no dia 4 de fevereiro de 2011. A partida foi contra o Naval e ele marcou 2 gols no empate de 3 a 3. Já na sua estréia no time paulista, marcou mais 2 tentos na vitória contra o Paulista de Jundiaí. Em seu currículo, tem passagens pelo Poções (Bahia), Prudentópolis (Paraná), Esporte Clube Internacional (Rio Grande Sul), além de Coritiba e Flamengo. Nesse início de carreira, transferiu-se para o Corinthians em 2003 e foi logo contratado pelo Sporting. Suas boas atuações no futebol português renderam as convocações para a Seleção de Portugal – naturalizou-se luso em 2009. Disputou a Copa do Mundo 2010, na África do Sul. Marcou um gol no mundial na vitória portuguesa de 7 a 0 contra a Coréia do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário