terça-feira, 26 de abril de 2011

5 músicos com necessidades especiais


Recentes legislações e normas de construção civil e fabricação de vários produtos foram criadas para melhorar a vida de pessoas que, infelizmente, nasceram com algum tipo de deficiência física que impede que ela possa viver normalmente, como qualquer pessoa com o físico sadio e perfeito. As pessoas com necessidades especiais estão em qualquer lugar e podem se destacar em qualquer área que se arriscam a ingressar. LISTA DOS CINCO cai no mundo da música e conta histórias surpreendentes de algumas personalidades musicais que apresentam alguma necessidade, mas em relação a talento, não deixam nada a desejar e mandam melhor que muita gente.

05. Nelson Ned
O cantor e compositor mineiro nasceu na cidade de Ubá, em 1947, e começou a fazer muito sucesso na década de 1960. Neste período, fez muito sucesso no Brasil, na América Latina e nos Estados Unido. Foi o primeiro cantor latino-americanos a vender mais de 1 milhão de cópias em solo estadunidense. Apresentou-se quatro vezes no Carnegie Hall, em Nova York. Seu maior sucesso é a música “Tudo Passará”, de 1969. Ned sofre de ananismo e tem apenas 1,12m de altura. Seus fãs o chamam de “O Pequeno Grande da Canção”. Em 2010, a imprensa noticiou que o cantor passava por problemas de saúde graças a diabete, além de dificuldades financeira. A partir de 1993, se tornou evangélico e passou a cantar apenas músicas estilo gospel.


04. Kátia
A cantora carioca Kátia Garcia Oliveira fez muito sucesso nos anos 70 e 80, principalmente com a música “Qualquer Jeito”, versão em português da música “It Should Have Been Easy”, do cantor estadunidense Bob McDill. Era deficiente visual e sua participação foi constante em programas de televisão da época. Foi apadrinhada pelo cantor Roberto Carlos. Distribuiu durante oito anos um software voltado para deficientes visuais, desenvolvido pela UFRJ, chamado DOSVOX.

03. Rick Allen
O baterista da banda inglesa Def Leppard é símbolo de superação: depois de um acidente automobilístico no réveillon de 1984, ele perdeu o braço esquerdo. Depois da tragédia, a banda suspendeu suas atividades por quatro anos, e nesse tempo incluía também participação no Rock in Rio de 1985. A banda retorna somente em 1988, quando lançam o álbum Hysteria, surpreendentemente com Allen na bateria. Usa uma bateria feita especialmente para ele, com controles de ritmo localizados nos pés. Rick Allen se apresenta com a banda de rock inglesa até hoje, aos 48 anos (em 2011).

02. Herbert Vianna
Apesar de nascer em João Pessoa, na Paraíba, em 1961, Herbert Lemos de Souza Vianna fundou Os Paralamas do Sucesso no final dos anos 70, no Rio de Janeiro. A Banda faz parte do chamado “Quarteto Sagrado do Rock Brasileiro”, junto com Titãs, Legião Urbana e Barão Vermelho. O vocalista do Paralamas praticava como hobbie o vôo em helicópteros e ultraleves. Porém, no dia 04 de fevereiro de 2001, sofreu um grave acidente com uma pequena aeronave, que causou a morte de sua mulher, a britânica Lucy Needham, com quem tinha três filhos. Ele ficou internado por 44 dias, boa parte deles em coma.  A seqüela mais grave do acidente foi a perda dos movimentos das pernas e uma gradual e longa recuperação. Atualmente, continua frente a banda carioca, mesmo de cadeira de rodas.

01. Stevie Wonder
Conhecido mundialmente, Stevland Hardaway Morris nasceu em Detroit, em 1950, e começou a tocar vários instrumentos musicais muito cedo. Deficiente visual, ativista de direitos civis, é renomado cantor e compositor da música negra estadunidense. Perdeu a visão ainda quando bebê, pois nasceu prematuro e várias complicações logo após o parto ceifaram a visão de Wonder. Fez dezenas de participações com outros músicos, e no Brasil é lembrado por sua participação no projeto USA for Africa, responsável por arrecadar fundos para saciar a fome na Etiópia. Ele é uma das estrelas da música tema do projeto, intitulada We Are The World (1985).

Nenhum comentário:

Postar um comentário