quinta-feira, 28 de abril de 2011

5 criações do homem realmente grandes

Desde o surgimento do Homo Sapiens há cerca de 200 mil anos, a humanidade evoluiu e desenvolveu tecnologias básicas para sua sobrevivência. Aprender a domesticar os animais, a plantar, a construir suas casas, a de locomover de maneira mais rápida. Porém, desde a antiguidade, grandes obras surgiram graças ao aprimoramento dessas técnicas; as pirâmides do Egito, os Jardins suspensos da Babilônia ou o maravilhoso Coliseu Romano, algumas das novas obras passaram a ter um elemento que transmite imponência: o tamanho. Atualmente, a grandiosidade pode até ser um componente; mas na maioria das vezes, grandes criações servem para facilitar a vida, atender mais pessoas e, lógico, gerar mais lucro. LISTA DOS CINCO mostra agora algumas criações humanas que assustam pelo tamanho.
05. Antonov An-225
Tecnicamente conhecido como An-225 Mriya, esse enorme avião cargueiro foi construído pela companhia estatal Antonov, hoje pertencente à Ucrânia. Para ser ter uma idéia do tamanho da aeronave, ela foi construída para carregar o ônibus espacial Buran durante o programa espacial soviético. Seu compartimento de carga conseguiria seguramente acomodar mais de 1500 pessoas. Tem impressionantes 84 metros de comprimento e quase 85 metros de envergadura, e seu peso bruto máximo pode chegar a 640 mil quilos, puxados por 6 turbinas. Voou pela primeira vez em 1988 e existem apenas 2 desses aviões em operação. No Brasil, esteve apenas uma vez, no dia 14 de fevereiro de 2010, quando transportava grandes válvulas para a Petrobrás. Mriya significa “sonho” em ucraniano.

04. Viaduto de Millau
Essa grande obra de engenharia está localizada na França, na cidade de Millau e é a ponte suspensa mais alta do mundo. Foi projetado pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro Frances Michel Virlogeux. Sua construção começou em outubro de 2001 e foi inaugurada em dezembro de 2004. Tem 2460 metros de comprimento, 32 de largura, e o maior pilar de sustentação tem impressionantes 342 metros de altura. Foi construída no vale do Rio Tarn e a obra reduziu o tempo de passagem de uma extremidade do vale para outra. Antes, os motorista tinham que descer até o vale do rio. Na ponte, há um pedágio operado por uma empresa privada. Seu pilar maior era mais alto que a Torre Eiffel.

Pilar maior da ponte comparado com a Torre Eiffel


03. MS Oasis of the Seas
Esse verdadeiro monstro dos mares foi fabricado na Finlândia em 2009 e é o maior navio transatlântico do mundo. Seus números impressionam: são 220 mil toneladas distribuídos em 360 metros de comprimento, 46,9 metros de largura, com 270 cabines que comportam 5.400 passageiros. É freqüentemente chamado de “cidade flutuante”. De fato, sua estrutura lembra realmente  uma cidade: possui teatro ao ar livre, tirolesa, duas paredes de escalada, lojas, restaurantes,  um parque a céu aberto, cafés e casas noturnas.

02. Burj Kalifa
Maior arranha-céu do mundo, está localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Seus 848 metros  e 160 andares foram inaugurados em 04 de janeiro de 2010 e o custo total gira em torno de US$ 4,1 bilhões, e o preço do metro quadrado de uma sala de escritório é de aproximadamente US$ 43 mil. Possui um dos únicos dois hotéis sete estrelas do mundo. Com aço usado na construção do edifício seria possível construir uma estrada que percorre um quarto da circunferência terreste; para limpar todas as janelas, 4 meses seriam necessários; possui o peso de 100 mil elefantes e consome certa de 1 milhão de litro de água diários.




   
01. Eurotunel
Este famoso túnel tem 50,5 quilômetros de extensão e muitos acreditem que ele seja o maior do mundo. Na verdade, a maior obra dessa natureza é o Túnel de Seikan, no Japão, com 53,85 quilômetros de extensão. Liga as cidades de Folkestone, na Inglaterra, a Calais, na França. Em média, o túnel é construído a 40 metros abaixo do Canal da Mancha. A construção do túnel demorou 7 anos e empregou mais de 15 mil trabalhadores divididos simultaneamente nos dois lados. Foi inaugurado em 1994, e possui três túneis. A passagem de carros é permitida somente sobre os trens, que funcionam como um ferry boats.

Nenhum comentário:

Postar um comentário