terça-feira, 19 de abril de 2011

5 carros que ficaram famosos graças ao cinema


Desde a popularização do automóvel, no início do século XX, eles sempre povoaram o desejo das pessoas. Desde criança, os carrinhos sempre foram a vedete entre os meninos (apesar da explosão da informática e dos jogos eletrônicos) e é até objeto de colecionadores de miniaturas, mesmo entre os adultos. O privilégio de ter dinheiro suficiente para ter sua própria coleção de carros é de poucos. Quando o cinema passou a fazer parte da cultura popular, as montadoras, junto com as produtoras cinematográficas, começaram a promover ainda mais a vontade das pessoas em dirigir o mesmo carro do personagens favoritos. LISTA DO CINCO mostra agora algumas marcas famosas que se tornaram Cult graças a telona.

05. Aston Martin
A marca inglesa acompanha o agente secreto 007 desde os primórdios da franquia, em 1962. Já conduziu vários atores famosos que interpretaram James Bond - talvez o mais lembrado seja Sean Connery. Um dos mais famosos foi o Aston Martin DB-5 , do filme “007 contra Goldfinger” (1964). No recente “Quantum of Solace” (2008), o modelo substitui o último numero “5” e pelo “S” (Aston Martin DBS). A marca, fundada em 1913, tem a sede em Gayton e vem do nome de um dos fundadores - Lionel Martin – e o nome da montanha Aston Hill, onde eram realizadas corridas de subida ao penhasco.

04. Cadillac Miller Meteor Ecto-1 1959
O famoso carro dos Caça-fantasmas é licenciado pela Sony/BMG, modelo 1959, e possuía um motor Chevy 350i, 8 cilindros, e com transmissão turbo 400. Foram feitos apenas três veículos desse modelo – dois que foram usados nas gravações dos filmes - Caça-fantasmas (1984) e Os Caça-Fantasmas II (1989) - e um terceiro que ficava exposto em um parque temático da Universal Studios, que tinha o odômetro zerado. Foi leiloado no site de leilões “E-bay” em 2008, e seu lance inicial foi de U$ 27 mil.

03. Interceptor V8
Foi feita apenas uma unidade do carro para o filme australiano “Mad Max” (1979), que é baseado no modelo XB GT Ford Falcon Coupe, de 1973. Na cor preta, possuía 304 cavalos e tração traseira. No Brasil, é freqüentemente confundido com o Ford Maverick, carro de grande porte construído no país entre 1973 e 1979. Para quem se lembra, o filme mostrava uma Terra pós-apocalíptica, e a gasolina era disputada com sangue. Imagino que um modelo V8 com mais de trezentos cavalos seria o carro ideal para um cenário desses....

02. DeLorean DMC-12
O modelo DeLorean DMC-12 foi eternizado pela trilogia “De Volta para o Futuro” (1985, 1989 e 1990). Esse carro tem uma história curiosa: inicialmente, foi idealizado e produzido pela empresa automobilística DeLorean Motor Company, na Irlanda no Norte. Sua fábrica possuía duas entradas para funcionários – uma para católicos, outra para protestantes, e sua sede era em Dunmurry. Foi produzido na Europa entre 1981 e 1982 e contabilizou um fracasso de vendas. Sua fabricação era lenta, devido as peças de inox, e seu design era considerado moderno demais para a época. O resultado disso foi o fechamento da fábrica. Para a gravação do filme, foram construídos apenas 6 unidades do automóvel. Após a exibição do primeiro filme, a venda do veículo explodiu nos EUA. No Brasil, há relato de dois DeLoreans em solo nacional; um na cidade de São Paulo e outro no Rio de Janeiro. O número “12” presente no nome do modelo se referia ao valor inicial planejado: U$ 12 mil. Porém, na verdade, seu custo passava do dobro (U$ 28 mil).

01. Fusca
“Volkswagen” significa “Carro do Povo” em alemão e foi idealizado pelo ditador Adolf Hitler pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial. Foi sucesso de vendas no mundo pela sua durabilidade, fácil manutenção e custo relativamente baixo. Em 1963, a Disney criou a franquia “Herbie”, que contou com 6 filmes: Se Meu Fusca Falasse (1969); As Novas Aventuras do Fusca (1974); Um Fusca em Monte Carlo, (1977); A Última Cruzada do Fusca (1980); Se Meu Fusca Falasse 2 (1997); e o mais recente filme é “Meu Fusca Turbinado” (2006), que teve como protagonista a atriz Lindsay Lohan. É pintado nas cores branco (predominante), vermelho e azul e leva número “53” no capô e nas duas portas. Além de ser pintado nas cores da bandeira estadunidense, os criadores afirmam que é uma homenagem ao jogador de baseball Don Drysdale, que também carregava o número 53 em seu uniforme. Sua placa era OFP 857, do Estado da Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário