quarta-feira, 27 de abril de 2011

5 mortes irônicas


Segundo o dicionário online Priberam (www.priberam.pt/dlpo), a palavra “ironia” pode significar “acontecimento ou resultado totalmente diferente do que eram as expectativas” ou até mesmo “Sarcasmos”. Na história, de fato, muitas mortes de vários personagens históricos foram, no mínimo, curiosas. Cientistas, esportistas, astronautas, atores e até religiosos chegaram ao fim de maneira bastante irônica. LISTA DOS CINCO conta cinco mortes muito interessantes ou inusitadas.
05. Ayrton Senna
Um dos maiores ídolos esportivos brasileiros de todos os tempos, Ayrton Senna da Silva é considerado por muitos o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos (outros acreditam que o posto é ocupado pelo alemão Michael Schumacher). Polêmicas a parte, Senna nasceu em São Paulo em 1960 e foi campeão mundial em três oportunidades (1988, 1990 e 1991). Também foi vice-campeão em 1989 e 1993. Disputou 153 GPs, teve 41 vitórias, subiu ao pódio 80 vezes, conquistou 610 pontos na carreira. Correu pela Toleman (1984), Lotus (1985 a 1987), McLaren (1988 a 1993, onde atingiu o auge da carreira) e, finalmente, pela Williams (1994). Na época, a escuderia britânica era considerada a melhor equipe da Fórmula 1 e seus carros esbanjavam tecnologia e arrojo. Porém, o casamento Senna e Williams foi regado de decepções e, infelizmente, de fatalidade: correu apenas três corridas, que resultaram em dois abandonos e o acidente fatal. No GP de San Marino de 1994, Ayrton Senna da Silva morreU depois de um grave acidente depois de seguir reto a temida curva Tamburello (que hoje não existe mais), aos 34 anos.  Assim, no dia 01 de maio de 1994, desapareceu uma das maiores lendas do automobilismo mundial, ironicamente dentro do cockpit de um carro de Fórmula 1.

04. Marie Curie
Nascida como Maria Skłodowska, foi casada com o cientista francês Pierre Curie. Marie nasceu na Polônia e naturalizou-se francesa, e foi uma das maiores cientistas do século XX. Ganhou dois prêmios Nobel, um de Física (1903) e outro de Química (1911), e seus estudos foram voltados para a radiatividade, propriedade desconhecida para a época. O casal Curie foi o responsável por descobrir dois elementos químicos novo: o rádio (símbolo “Ra”) e o polônio (símbolo “Po”). Um dos elementos da tabela periódica foi nomeado em homenagem a Marie e Pierre (elemento número 96, Cúrio, símbolo “Cm”). Marie Curie faleceu aos 66 anos, na França, em decorrência a uma Leucemia que, ironicamente, adquiriu graças a constante exposição a materiais radioativos.



03. Iuri Gagarin
Primeiro homem a viajar pelo espaço, Iuri Alekseievitch Gagarin nasceu em Kluchino, na Rússia, em 1934. Começou a voar em aviões pequenos como passatempo, que após crescente admiração pela aeronáutica, ingressou na Escola de Pilotos Militares de Orenburg. Tornou-se tenente da Força Aérea Soviética em 1957, e dois anos depois, se tornou tenente sênior. Em 1960, entrou em um processo seletivo com outros 20 pilotos para ingressar no Programa Espacial Soviético. Foi escolhido e colocado em órbita com a cápsula Vostok 1 no dia 12 de abril de 1961. É autor da célebre frase “A Terra é Azul”. Gagarin deu uma volta completa em órbita do planeta e a viagem durou 108 minutos. Tornou-se celebridade mundial e foi recebido por inúmeros países para celebrar seu feito – no Brasil, Gagarin foi condecorado pelo então presidente Jânio Quadros. Por ironia do destino, o primeiro homem a ir ao espaço morreu em um acidente aéreo em 27 de março de 1968, durante um treinamento de vôo em Kirzhach, a bordo de um MiG-15. Várias teorias da conspiração afirmam que, na verdade, o avião foi derrubado pelo antigo regime soviético. A versão foi desmentida diversas vezes. Em abril de 2011, o chefe dos arquivos dos Kremilin, Alekandr Stepanov, declarou que “a causa mais provável da catástrofe seja a manobra brusca (do piloto) para evitar uma sonda atmosférica”.
02. Wayne McLaren
Conhecido nos Estados Unidos como “Marlboro Man”, o ator foi garoto propaganda da marca de cigarros da empresa Philip Morris. No comercial, McLaren representava um cowboy que fumava um cigarro Marlboro em seu cavalo. O comercial teve a célebre frase “venha para onde está o sabor; venha para o mundo de Marlboro”. Porém, esse mundo não era dos melhores; o ator, que fuma um maço e meio de cigarros todos os dias, desenvolveu um câncer de pulmão aos 49 anos e morreu dois anos mais tarde. Após sua morte, em 1992, foi veiculado um comercial de TV com imagens de Wayne como cowboy justapostas com seus últimos dias na cama do hospital. A narração do comercial, que condenava o tabagismo, era feita pelo irmão de McLaren.


 01. Rasputin
Talvez o mais “duro de matar” registrado na história, o místico russo Grigoriy Yefimovich Rasputin nasceu na cidade de Pokrovskoie em 1869. Esse cidadão emblemático foi um das personalidades mais influentes no final do período czarista da Rússia e tinha livre acesso aos anais do poder no início do século XX. Era muito próximo à czarina Alexandra Feodorovna, esposa do czar e mãe de Alexei Romanov. Segundo conta a história, o filho da czarina foi misteriosamente curado por Rasputin, pois era portador de hemofilia. Conta-se que o místico tinha comportamento depravado e se envolvera com muitas mulheres da alta sociedade russa. O início da Primeira Guerra Mundial foi usado como pretexto para acusá-lo de espionagem a serviço da Alemanha Nazista. Seu assassinato foi típico de um filme: primeiro, tentaram envenená-lo em um jantar, mas a enorme úlcera que carregava expeliu todas as toxinas; depois, foi alvejado com 11 tiros que não o mataram; não contentes, seus agressores o castraram; depois, foi espancado a exaustão, que apenas o deixou inconsciente. Assim, foi jogado em um lago congelado quando, finalmente, veio a óbito. Exames posteriores encontraram um pouco de água dentro dos pulmões de Rasputin, que confirmariam sua morte por afogamento. Outros estudiosos afirmam que, pasme, ele morreu de hipotermia graças as águas congeladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário