terça-feira, 26 de abril de 2011

5 personalidades que morreram em acidentes aéreos

“O avião é um dos meios de transportes mais seguros do mundo”, diz a famosa premissa. Quanto a sua veracidade, não há dúvidas o quanto os transportes aéreos prezam pela segurança. Porém, fatalidades acontecem e não privam nem as mais famosas personalidades. LISTA DOS CINCO lembra cinco ilustres personagens que perderam a vida em quedas de aeronaves.

05. Ulysses Guimarães.
Notável político na luta contra a Ditadura Militar brasileira entre os anos de 1960 e 1980, Ulysses Silveira Guimarães nasceu na cidade paulista de Itirapina, em 1916. Foi presidente do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), partido de oposição ao regime militar. Foi um dos articuladores da Constituição de 1988, conjunto de leis que são válidos até hoje. Faleceu em um acidente de helicóptero próximo a Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1992, quando viajava com a mulher, o ex-senador Severo Gomes com a esposa e o piloto. Até hoje, o corpo de Ulysses foi o único a não ser encontrado.

04. Ritchie Valens
Ricardo Esteban Valenzuela Reyes, o nome real de Ritchie Valens, nasceu em Pacoima, na Califórnia, em 1941. Era descendente de mexicanos e ficou internacionalmente conhecido pela música “La Bamba”. A canção faz parte do folclore mexicano e foi lançada na voz de Valens em 1958. Sua carreira se resumiu a dois anos de atividade, entre 1957 e 1959, período que lançou apenas dois discos. Faleceu no dia 03 de fevereiro de 1959, com apenas 17 anos, quando um avião Beechcraft Bonanza B35 caiu em um milharal em Clear Lake, no Estado de Iowa. Além do piloto e Valens, viajavam os músicos Buddy Holly e The Big Bopper, considerados promissores nomes do Rock’n’Roll. O dia do acidente é conhecido como “o dia que a música morreu”. Pouquíssimo material inédito foi lançado após sua morte.

03. Glenn Miller
Alton Glenn Miller foi um músico de jazz e líder de uma famosa Big Band, orquestra muito popular no início do século XX. A execução dos saxofones e clarinetes presentes na performance da Glenn Miller Orchestra era inconfundível e foram líderes de vendas de discos entre 1939 e 1942. O líder da banda era militar e atuou na Segunda Guerra Mundial na Força Aérea Estadunidense como major. Morreu em um acidente de avião no dia 15 de dezembro de 1944, aos 40 anos, quando voada de Paris para a Inglaterra. Até hoje, não foram encontrados nem os destroços e nem os corpos da tripulação da aeronave. A Glenn Miller Orchestra foi retomada em 1956 e permanece ativa até o presente.

02. Comandante Rolim
Rolim Adolfo Amaro nasceu em Pereira Barreto, no interior de São Paulo, em 1942, e foi um empresário de sucesso no ramo da aviação civil. Foi piloto da empresa Táxi Aéreo Marília (TAM), na década de 1960, quando transportava cargas e passageiros entre os Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso ,em pequenos aviões. Em 1971, acede como sócio da empresa mariliense com 33% das ações. Porém, já no ano seguinte, adquire metade das ações da companhia e adquire a direção. Em 1976, já tinha 76% da TAM. Atualmente, a TAM é a maior empresa da América Latina e têm vôos regulares para todo o continente americano e Europa. O Comandante Rolim, como ficou conhecido o dono da TAM, ironicamente morreu em um trágico acidente de helicóptero em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, no dia 8 de julho de 2001.

01. Mamonas Assassinas
A banda brasileira de Rock Cômico foi um dos maiores sucessos da música popular no final do século passado. Surgiu em Guarulhos no início dos anos 1990 e teve um meteórico e curto período de sucesso, entre julho de 1995 até março de 1996, ou seja, apenas 7 meses. A banda era composta por Dinho (vocal), Bento Hinoto (guitarra), Júlio Rasec (teclados), Samuel Reoli (baixo) e Sérgio Reoli (bateria). Possui apenas um álbum (Mamonas Assassinas, 1995), além de uma coletânea e um álbum ao vivo. Morreram em um trágico acidente na Serra da Cantareira, em Guarulhos, quando retornavam de um show de Brasília em um jatinho Learjet 25D fretado, no dia 02 de março de 1996. O desaparecimento da banda causou enorme comoção nacional e dominou os noticiários por vários meses. Freqüentemente são homenageados por programas de TV até hoje.

3 comentários:

  1. Poxa, só de ver as fotinhas dos mamonas bate uma saudade..
    fazem faltas demais
    foi bom ler esse post gostei..

    ò acabei de postar uma dica como ser fotogênico lá no meu blog, da uma visita pra ver se você gosta ;)

    Beijo
    www.jmphotosnet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. "No dia 12 de agosto de 1985, a Japan Airlines (JAL) registrou o maior acidente aéreo com um único avião da história. O voo 123 saiu do aeroporto de Haneda, em Tóquio, com destino a Osaka às 18h12. Pouco mais de 40 minutos depois, a aeronave se chocou contra o Monte Osutaka, na província de Gunma, e matou 520 das 524 pessoas a bordo."
    (...)
    "O acidente do voo 123 foi também uma tragédia para o mundo artístico japonês. Na lista de passageiros constava o nome de Hisashi Oshima, conhecido como Kyu Sakamoto e que foi intérprete da música Ue o muite arukou (Vamos andar de cabeça erguida), rebatizada como Sukiyaki e que alcançou o topo da parada de sucessos da Billboard em 15 de junho de 1963."

    ResponderExcluir
  3. Não esqueçam de Buddy Holly (Charles Hardin Holley), músico estadunidense que faleceu em uma queda de avião em 1959.

    ResponderExcluir