quinta-feira, 14 de abril de 2011

5 tabus do esporte

A velha frase de senso comum “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” parece ser a mais pura verdade. Só parece. Nos esportes, muitos são os episódios que, apesar do empenho e tentativa dos atletas e dirigentes, simplesmente não acontecem. Etimologicamente falando, a palavra vem do inglês Taboo e tem origem religiosa. É algo sagrado ou consagrado; é o medo ou proibição de origem religiosa, social ou cultural. Realmente, alguns tabus esportivos parecem ser sobrenaturais, pois simplesmente perduram por décadas. Lógico que a regra pode ser quebrada e o tabu derrubado; mas, por enquanto, LISTA DOS CINCO apresenta alguns dos fortes tabus no mundo esportivo.
05. O continente africano nunca sediou uma olimpíada.
Em 2010, o continente recebeu pela primeira vez uma edição da Copa do Mundo de Futebol, sediada na África do Sul. Porém, desde a realização dos primeiros Jogos Olímpicos de Verão em Atenas, Grécia, em 1896, os africanos nunca tiveram a oportunidade de receber esse grande evento esportivo. Aliás, durante toda a sua história, as Olimpíadas foram realizadas apenas 3 vezes no hemisfério sul (Melbourne, Austrália, em 1956; Sidney,  Austrália, em 2000; e Rio de Janeiro, Brasil, em 2016). Quanto na capacidade real de alguma cidade africana abrigar os Jogos Olímpicos, aí é outra história....

04. Rubens Barrichello nunca ganhou um GP Brasil de Fórmula 1.
Piloto de Fórmula 1 desde 1993, 17 temporadas disputadas (até 2011), duas vezes vice-campeão pela Ferrari (2002-2004). Rubens Barrichello, recordista em GP’s participados, além da falta de um título mundial, sofre com um tabu que se estende desde o começo de sua carreira: vencer o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Até o momento, o máximo que conseguiu foi subir ao pódio em 2004, ao lado de Juan Pablo Montoya (1°) e Kimmi Räikkönen (2°). Na história dos GP’s do Brasil, registra impressionantes 11 abandonos em 17 provas disputados (até 2011).

03. Brasil não ganha da Seleção Francesa desde 1992.
A última vitória da Seleção Brasileira de Futebol sobre a França aconteceu no dia 26 de Agosto de 1992, em amistoso disputado no Parc des Princes, em Paris. O único triunfo da seleção canarinho sobre “os azuis” em mundiais aconteceu na semifinal da Copa de 1958, na Suécia, com o placar de 5 a 3. Depois desse jogo, seguiu-se um ciclo de insucessos: eliminado nos pênaltis na Copa de 1986 (no México), eliminado na final da Copa de 1998 (na França) e eliminado na Copa de 2006 (na Alemanha). É duro admitir, mas a verdade é nua e crua: somos fregueses dos azuis.

02. Holanda sempre vice.
Já falamos em posts anteriores sobre a fantástica seleção da Holanda de 1974, vice-campeã mundial. O esquadrão laranja, na verdade, apesar de possuir bons times e ter respeito no futebol mundial, tem o pesar de carregar um “tri-vice-campeonato” nas suas costas: além da Copa de 1974 (na Alemanha Ocidental), amargou um segundo lugar na casa dos anfitriões, na Argentina (1978) e perdeu a final da Copa da África do Sul (2010) para a seleção da Espanha. Na história das Copas, só o selecionado da Alemanha foi mais vezes vice-campeão (Inglaterra - 1966; Itália - 1982; México - 1986; Coréia do Sul/Japão - 2002); porém, o selecionado germânico levantou o caneco por 3 vezes (1954, 1974, 1990).

01.          Corinthians nunca ganhou a Taça Libertadores.
O clube que detém a maior torcida do futebol paulista, segunda no Brasil (perde só para o Flamengo em número de torcedores), participou de 9 edições da Taça Libertadores da América. O maior torneio de clubes da América do Sul, há tempos, é o maior desejo do alvinegro paulista. Sua melhor participação foi em 2000, quando chegou na semifinal e foi eliminado pelo Palmeiras, seu maior rival. As maiores decepções da equipe nesta competição foram na edição de 2010, quando foi eliminado pelo Flamengo nas oitavas-de-final em pleno ano do centenário do clube e em 2011, e ainda contava com o atacante Ronaldo, quando foi eliminado pelo inexpressível Tolima, da Colômbia, ainda na fase pré-Libertadores. Fica a pergunta, angustiante para os torcedores e hilariante para as torcidas adversárias: quando que o Corinthians Paulista será campeão da Taça Libertadores da América?

Um comentário: